sábado, 19 de dezembro de 2015

CUIDADO! 10 alimentos que não podem ser requentados!


Nós temos o hábito de guardar os restos de refeições na geladeira, pensando em requentá-los no dia seguinte ou outro dia, para evitar desperdício alimentar. Muitos alimentos , mesmo requentados várias vezes, não apresentam nenhum perigo para o organismo. No entanto, alguns deles, a partir do momento que são requentados podem ficar tóxicos e nocivos, inclusive por perderem seus nutrientes. Para evitar toda complicação veja alguns alimentos que não deveriam nunca serem requentados.
ARROZ
Passou mal comendo o arroz e o feijão do almoço requentado? Na verdade, o que é perigoso não é o ato de requentar o arroz, mas como ele é cozido e guardado até então.
O arroz cru contém diversos esporos de uma bactéria chamada Bacillus cereus. Se o grão é cozido de forma apropriada e mantido na geladeira, não há problema. Agora, se o alimento for mal cozido ou ficar em temperatura ambiente por muito tempo (mais de uma hora) é melhor não comê-lo.
As bactérias podem germinar, causando vômitos e diarreias e requentá-lo no micro-ondas ou fogão não vai exterminar as Bacillus cereus.
O ideal é consumi-lo logo que estiver pronto ou guardá-lo na geladeira ou congelá-lo.
BATATA
As batatas são boas para a saúde e têm valor nutritivo elevado mas não devem ser requentadas pois perdem grande parte destes benefícios e podem até ficar tóxicas. Consumi-las logo depois da preparação (ou depois frias) é o ideal. Elas podem ser conservadas por vários dias na geladeira, mas não devem ser requentadas. Elas perdem grande parte de seu valor nutritivo e se você pretende requenta-las, acrescente algumas novas para lhes trazer novas propriedades. Requentar as batatas altera seu sabor, retira parte de seus valores nutritivos e podem mesmo torná-las tóxicas.
ALFACE
Este vegetal tão delicioso é bem melhor quando consumido cru. Cozinhá-lo se for preciso, mas nunca refogá-la ou requentá-la na manteiga. Como possui grande quantidade de nitrato pode causar intoxicação alimentar.
BETERRABA E NABO
Os nabos são também ricos em nitratos, não devem nunca ser requentados. Em vez disto sugerimos comê-los frios. Da mesma maneira que a alface, espinafre e nabo, as beterrabas contêm nitratos e quando requentados se transformam em nitritos e podem se tornar extremamente perigosos. Isto não significa que você não pode comer a sobra da beterraba no dia seguinte de seu cozimento, basta comê-la fria.
Assim, em lugar de ir diretamente à geladeira para requentar qualquer coisa, da próxima vez pense exatamente no que vai requentar. Se for alguma coisa de nossa lista, faça um favor ao seu aparelho digestivo e à sua saúde: não requente nada.
ESPINAFRE
Requentar os espinafres é perigoso. os espinafres têm um nível elevado de nitratos. Quando requentados você modifica a composição dos espinafres, os nitratos se transformam em nitritos e depois em nitrosaminas que são conhecidas por serem cancerígenas. Então recomenda-se comê-los frescos ou logo após o cozimento.
FRANGO
O frango é provavelmente um dos alimentos que mais são requentados em nossos dias. Isto é muito perigoso, o frango tem um alto teor de proteínas o que faz com que se é requentado depois de um dia ou dois, pode causar problemas digestivos. Se você quiser realmente comê-lo coma-o frio. A tendência de requentá-lo é porque ele realmente não perde seu sabor. O problema em requentá-lo é realmente seu alto teor de proteínas e, como os cogumelos, elas modificam suas estruturas e podem causar problemas digestivos.
ALGUNS ÓLEOS
Óleos, como semente de uva, nozes, abacate, avelã e linhaça têm pontos de fumaça muito baixas. Então, quando você reaquecê-los, eles se tornam rançosos. Evite usá-los como seu óleo de cozinha e derrame-os no seu prato no final para melhorar a gosto.
AIPO OU SALSÃO
Tanto quanto os espinafres, nabos, beterrabas, etc. o aipo (ou salsão) tem alta porcentagem de nitratos. Normalmente usado em sopas e cuscuz marroquino, o nabo não deve ser requentado pois os nitratos quando requentados se transformam em nitritos, que são considerados potencialmente cancerígenos. Quando você for requentar qualquer prato que tenha aipo, retire-o antes de requentar o prato. O mesmo deve ser feito com as cenouras.
OVOS
Os ovos ficam tóxicos desde que são expostos a um forte calor. Você não deve requentar ovos cozidos ou mexidos para não perturbar seu estômago.
Se você requentar ovos fritos ou cozidos (no micro-ondas por exemplo), eles podem ficar muito tóxicos para seu corpo e seu sistema digestivo.
Os ovos são alimentos de alto risco que ficam igualmente tóxicos depois de uma exposição a temperaturas elevadas. Isto se refere mais aos ovos cozidos ou fritos, requentados. Os ovos em preparações não estão incluídos neste risco.
Via Msn Notícias

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Cid faz empréstimo no BNB para virar empresário em Sobral

O ex-governador Cid Gomes (PDT), afirmou, na segunda-feira (14), durante almoço com empresários da indústria e da agropecuária, que não deve se candidatar a nenhum cargo público pelos próximos quatro anos e investirá na carreira de empresário.

A informação é do Blog do Egídio Serpa, que diz ainda que, em seus planos de se tornar empresário, Cid dará destinação industrial ao terreno que tem em Sobral, o mesmo imóvel do galpão alugado pela Itaipava.

O ex-ministro da Educação fez um financiamento no Banco do Nordeste para investir no local, porém, em reportagem da revista Época, Cid foi acusado de usar o cargo de governador para conseguir benefícios junto ao banco, usar verba pública para construir uma estrada ligando o terreno a Sobral e fazer negócio com a cervejaria Itaipava, que havia contribuído com a campanha do político.

Cid Gomes planeja inaugurar, em agosto de 2016, sua indústria, porém não afirmou qual o ramo da atividade econômica. 

O ex-governador, no fim do encontro, ainda achou tempo para defender a presidente Dilma Rousseff (PT) e afirmar que "o impeachment não passará".

Fonte: Cearanews

TRAGÉDIA EM GROAÍRAS: MOTOCICLISTA MASSAPEENSE MORRE EM COLISÃO COM ÔNIBUS QUE TRANSPORTAVA FUNCIONÁRIOS DA GRENDENE


Por volta das 0h desta sexta-feira, 18 de dezembro, foi registrado um trágico acidente na CE-179, que liga Groaíras a cidade de Sobral. O sinistro deixou uma vítima fatal, o motoqueiro identificado até o momento como José Ribamar de Sousa, 31 anos, residia atualmente em "Mumbaba de Baixo",EM MASSAPÊ ele tinha ido visitar sua  família em Groaíras.
A vítima colidiu frontalmente com o ônibus que transporta funcionários da Grendene e que retornava para Groaíras com os trabalhadores do 2 º turno. A colisão foi tão forte que o ônibus e a motocicleta incendiaram.

Numa ação rápida, os homens que vinham no ônibus, quebraram os vidros para facilitar a saída, e uns ajudando os outros, todos conseguiram sair a tempo e sem ferimentos.
O Corpo de Bombeiros, Samu e ambulância de Groaíras, PM's de Sobral e Groaíras estiveram no local, prestando socorro e dando a devida assistência.
 
 
 
 
 
Com informações fotos do Blog do Tidi

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

GOVERNO IMPLANTARÁ BRINQUEDOPRAÇAS EM 47 MUNICÍPIOS CEARENSES

A primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, e o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, se reuniram com gestores municipais, na manhã de ontem  (15/12), para firmar parcerias de  MVS4623 ações do Programa Mais Infância Ceará, voltado para o desenvolvimento infantil. Na ocasião, foram apresentadas os critérios para implantação de brinquedopraças em 47 cidades cearenses.
O objetivo é ofertar espaços lúdicos recreativos que assegurem o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar, além de fortalecer o convívio familiar e comunitário do entorno desses espaços. Para receber os equipamentos, as cidades devem dispor de uma área livre de aproximadamente 200m² dentro das praças. Serão realizadas a instalação de playground; urbanização do entorno dos brinquedos, além de acessibilidade e paisagismo.
Segundo Onélia Leite, todos os municípios do estado serão beneficiados com pelo menos uma ação do Programa Mais Infância Ceará. A iniciativa beneficiará as cidades com brinquedopraças, brinquedocreches, praças Mais Infância tipo I (cidades de grande porte) e tipo II (médio porte). “Trabalhar em políticas públicas em prol de nossas crianças, ajuda no  MVS4639 combate à violência, além de resolver várias outras questões. É na primeira infância, que vai da gestação até os seis anos de idade, que acontece a formação da arquitetura cerebral. Este é o período do alicerce”, ressaltou.
Os municípios foram selecionados levando em conta a Nota Técnica n° 59 do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). “Com o estudo realizado, conseguimos identificar e priorizar quais as cidades com mais ou menos condições de integrar aos projetos do Programa Mais Infância Ceará. Com isso, estamos oferecendo a todas as 47 cidades aqui presentes a estruturação das brinquedospraças, sem qualquer contrapartida do executivo municipal”, salientou o secretário Josbertini Clementino.

PREFEITO DE MASSAPÊ DESTACA PROJETO DAS BRINQUEDOPRAÇAS DO GOVERNO DO ESTADO

As brinquedopraças programadas para até o primeiro semestre de 2016, com programa lançado ontem (15) pela primeira-dama, Onélia Leite, deve manter uma parceria forte com os municípios cearenses.
Para o prefeito de Massapê, Antônio José Albuquerque, um dos que vão aderir aos novos projetos do Programa, a ação do Governo do Estado ajuda os municípios a tornar as políticas públicas ainda mais eficazes. “A brinquedopraça vai envolver não só as crianças, mas todas as famílias massapeenses. Ter um equipamento com essa estrutura é muito importante. É primordial para a socialização e o convívio familiar”, pontuou.

Governo do Ceará inicia histórica promoção de cerca de 9 mil militares nesta quarta-feira


As vidas de cerca de 9 mil policiais e bombeiros militares de todas as regiões do Ceará serão melhoradas a partir desta quarta-feira (16). O governador Camilo Santana inicia, com solenidade marcada para as 9 horas, no Centro de Eventos do Ceará, a série de promoções para as duas corporações. Ao todo, serão dez cerimônias, duas na Capital e oito no Interior, até o dia 23 deste mês - Sobral, Crateús, Itapipoca, Canindé, Iguatu, Juazeiro do Norte, Russas e Quixadá também receberão as solenidades.

A cerimônia da manhã desta quarta-feira promove aproximadamente 2.800 profissionais, mas a expectativa é pela presença de até 10 mil pessoas no Centro de Eventos, com a participação de familiares e convidados. Os promovidos terão a ascensão na carreira militar corrigida graças à criação da lei que regulamenta as promoções no Estado, compromisso do governador Camilo Santana sancionado em maio, durante a celebração dos 180 anos da Polícia Militar.
“Estamos resgatando e corrigindo um benefício dos militares cearenses. São profissionais que se dedicam à segurança pública e aos cearenses, e que não tinham expectativa de quando seriam promovidos. É muito importante que eles celebrem esse momento ao lado de seus familiares e amigos", destaca o governador, lembrando que muitos profissionais aguardaram até 20 anos pela valorização profissional. Os beneficiados recebem melhoria salarial e progridem como praças ou oficiais militares.
Calendário
Além de Fortaleza, Sobral também recebe solenidade nesta quarta-feira, às 18 horas, no Arco do Triunfo. Em 17 de dezembro serão realizadas solenidades na Capital, novamente às 9 horas, e em Crateús, às 18 horas, que inclui os 

profissionais dos Inhamuns. Na sexta-feira, o governador promove os policiais e bombeiros de Canindé, às 19 horas.
Já na segunda-feira (21), Itapipoca e região serão beneficiadas, a partir das 17 horas. No dia seguinte, os profissionais da Região do Cariri serão promovidos em evento realizado em Juazeiro do Norte, às 9h. Em seguida, às 18h, Iguatu sedia as promoções dos PMs e bombeiros do Centro-Sul do Ceará. Por fim, no último dia de solenidades, os beneficiados do Litoral Leste e do Vale do Jaguaribe participam da solenidade em Russas (9h), enquanto que os profissionais que atuam no Sertão Central e no Maciço do Baturité serão promovidos em Quixadá, às 18h.

Maior promoção da história
Com 9 mil beneficiados, a promoção de 2015 é a maior da história das duas corporações. A última grande medida do gênero ocorreu em 2006, com 1.679 beneficiados. Em junho deste ano, os primeiros 65 oficias (48 PMs e 17 bombeiros) beneficiados com a Lei das Promoções participaram de formatura no Palácio da Abolição. Pela legislação antiga seriam apenas 29 profissionais beneficiados em 2015.
A iniciativa é mais um passo na valorização da segurança pública cearense. Nesta lista constam iniciativas importantes como a criação do Batalhão de Divisas e a interiorização do Batalhão Raio e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Os resultados já podem ser sentidos, como a redução de 9,8% nas mortes violentas no ano e 396 vidas salvas em 2015, se comparados ao mesmo período do ano passado – e 16,9% em Fortaleza.

Lei aprovada e sancionada em maio
Assinada pelo governador Camilo Santana em 22 de abril, a Lei das Promoções foi aprovada por unanimidade pelos deputados e sancionada no dia 25 de maio, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais.
A principal novidade do projeto é a extinção do limitador de vagas para ascensão. Ou seja, quem cumpriu o interstício (tempo mínimo de permanência no posto para ser promovido) pode concorrer ao benefício. Toda a tropa está apta a ser promovida.
Campanha Militar Solidário
Em meio às cerimônias, os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará lançaram a campanha Militar Solidário. A iniciativa convida os mais de 9 mil profissionais que serão promovidos na graduação militar a doarem alimentos não perecíveis que serão distribuídos nas regiões mais afetadas pela estiagem no Estado, através da ação da Defesa Civil. A estimativa é pela arrecadação de cerca de 16 toneladas de alimentos. Todas as pessoas que estarão nas solenidades poderão a participar da campanha.

Fotos: Carlos Gibaja, Tiago Stille, Marcos Studart e Ariel Gomes
Serviço:
Cerimônias de promoções (16/12)

Fortaleza
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz)
Horário: 9 horas
Estacionamento da imprensa: Os profissionais de imprensa devem estar em carro caracterizado. O ticket será validado na recepção da Setur, no Portão E, 2º andar.
Sobral
Local: Boulevard do Arco do Triunfo
Horário: 18 horas