sábado, 9 de maio de 2015

Ser mãe: oferecer um óvulo e uma barriga é um importante passo, mas não define a maternidade



Dia das mães chegando e mais uma vez procura-se o que falar sobre elas. Fica difícil falar qualquer coisa que já não tenha sido dita. Mas, que importa? As palavras podem ser repetidas. E há palavras que devem ser repetidas, para que nunca se esqueça daquilo a que elas se referem. “Mãe” é uma dessas palavras. Que nos repitamos, então.
Penso que cada vez mais ser mãe se torna uma tarefa muito especial. Porque cada vez mais olha-se a figura materna como o que ela realmente é: gente. Ainda encontramos aquele endeusamento das mães, mas a “sagrada” mãezinha, que bate, controla, que diz “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”, é uma figura cada vez mais rara. Tem quem se lamente que os filhos respeitavam mais suas mães no passado. Mas não é verdade. Os filhos temiam-nas. A hipocrisia talvez fosse muito maior.
Hoje, porém, as mães se renovaram. Elas estão mais próximas dos filhos, não como tutoras inquestionáveis, mas como orientadoras amorosas, sem se escorarem confortavelmente no título de mãe. Progressivamente as mães, como os pais, sentem-se forçados a viver aquilo que ensinam. Porque as crianças de hoje são questionadoras, elas observam, desafiam, ensinam também. E isso é bom.
Ser mãe, hoje em dia, é um convite ao crescimento. É um caminho de autoconhecimento, uma vez que a mãe precisa conhecer a si mesma para melhor educar seu filho. As mães, porque os filhos as solicitam através de suas posturas, procuram ser mais cientes do que fazem, das próprias motivações. Mais do que nunca as mães buscam caminhos para serem “boas” mães. E já faz algum tempo que ser uma “boa” mãe requer mais autoconhecimento e menos abuso de poder.
Aquela imagem de mãe com uma barriga grande não é mais tão representativa das mães atuais. Mãe é aquela que está do lado, durante o desenvolvimento do filho, e que nem sempre o gerou. Aliás, mãe não gera filho. O filho, como ela própria, se faz e refaz vivendo. Então, oferecer um óvulo e uma barriga é apenas um pequeno e importante passo, mas não é o que constitui a maternidade.
Maternidade é doação, é coração, é amor. É algo orgânico, que acontece naturalmente, e que não cabe em definições. Uma imagem verdadeiramente representativa da mãe é uma mão segurando outra. Suponho que se Michelangelo fosse convidado a pintar “a criação do filho”, ele faria algo parecido com sua famosa “A Criação de Adão”. Só que ao invés daquele Criador de barbas brancas com a ponta do dedo tocando o dedo da criatura, teríamos uma mão feminina a envolver a mão de Adão, sustentando-o, provendo-o, amando-o. Mãe é a faceta feminina de Deus. Feminino é o arquétipo da doação, da provisão e sustentação. Tudo isso que constitui a maternidade.
Ser mãe não é carregar um filho, mas caminhar com ele, na plenitude de um amor inexplicável. Aquele amor que permanece apesar de todas as diferenças, que torna a pessoa capaz de dar a própria vida pelo ser amado. Isso é que faz de alguém digno de ser chamado mãe. E para quem se sente mãe, porque ama assim, é que repetimos, todos os dias: FELIZ DIA DAS MÃES!

Governador Camilo Santana visita postos de saúde no dia “D” de vacinação contra a gripe e o sarampo



Camilo Santana
O governador Camilo Santana visitará postos de saúde no lançamento do dia “D” de vacinação contra influenza (gripe) e sarampo, neste sábado (9), em postos de Fortaleza e Região Metropolitana. Ao lado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o governador estará às 8h30 no posto de saúde Matos Dourado, na Regional VI, localizado na rua Floriano Benevides, 391- Edson Queiroz. Em seguida, às 9h30, eles irão para o posto de saúde Irmã Hercília, na Regional II, localizado na rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape. Na sequência, 11 horas, o governador segue para o posto Dona Cotinha, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, localizado na rua Coronel Correia.
No Dia “D” de mobilização, a Secretaria da Saúde do Estado manterá um posto de vacinação, neste sábado (9), das 8 às 17 horas. Em todo o Ceará serão mobilizados 28.180 profissionais e 1.800 veículos terrestres para a vacinação em 2.394 postos fixos, 1.200 postos volantes, unidades de saúde com salas de vacina, instituições de idosos, hospitais e domicílios. O dia “D” de vacinação contará com todos os postos de saúde de Fortaleza para aplicação das vacinas no horário de 8h às 17h, além de pontos de vacinação volantes.
Influenza – quem deve se vacinar
A meta da 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Estado é imunizar no mínimo 80% da população de 2.001.362 habitantes dos grupos prioritários a serem vacinados, que incluem crianças de 6 meses a menos de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, população indígena, idosos a partir dos 60 anos, portadores de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Durante a campanha serão oferecidas as vacinas Influenza Trivalente, que protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B (sazonal), pneumococo 23 valente para proteger pessoas institucionalizadas e acamadas contra doenças invasivas, e Hepatite B, para intensificação na faixa etária até 49 anos. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.
A campanha contra a gripe segue até o dia 22 de maio. A campanha do sarampo será por tempo indeterminado até Fortaleza atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Sarampo
O público-alvo da vacina contra o sarampo são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos com esquema de vacinação incompleto e a população na faixa etária de 5 a 29 anos que ainda não se vacinou. Em Fortaleza foram vacinadas aproximadamente 860 mil pessoas, o que corresponde a 77% da meta de 1.125 milhão de pessoas.
A vacinação complementar contra o sarampo no dia de mobilização nacional da vacinação contra a influenza faz parte da mobilização convocada pelo governador Camilo Santana e pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, para a interrupção do surto e erradicação da doença no Estado. O surto do sarampo no Ceará, que chegou a atingir 34 municípios, inicia o mês de maio restrito a cinco municípios – Fortaleza, Caucaia, Horizonte, Trairi e Itaitinga. Em abril foi confirmado até o momento um único caso, ocorrido no dia 4, em Fortaleza. O surto é considerado encerrado após 90 dias da ocorrência do último caso confirmado

Agentes Penitenciários participam de sessão da câmara municipal de Meruoca para tratar de segurança

Agentes Penitenciários, representando a Secretaria da Justiça e Cidadania participaram de uma audiência na câmara municipal de Meruoca, onde foi discutido a situação da cadeia publica, onde foi apresentado ao poder legislativo pelo responsável pela Coordenadoria do Sistema Penal, Cosipe-Norte, Jose Cavalcante Barroso e pelo agente Pereira a situação da unidade prisional e projetos a serem desenvolvidos no recorrer da gestão, os vereadores presentes se comprometeram em encaminhar requerimentos ao poder executivo municipal e ao governo do estado na busca da realização de um convênio para investimento na estrutura física e logística da unidade e diminuição da população carcerária.

PREFEITO DE MASSAPÊ VALORIZA TRABALHO DOS MOTOTAXISTAS DA CIDADE


Visando a otimização do trânsito e a prestação organizada de serviço do transporte público, o prefeito de Massapê, Antônio José Albuquerque (PROS) reuniu na quinta-feira (07) a classe de mototaxistas da cidade. 
O gestor municipal fez pessoalmente a entrega dos coletes padronizados, que servirão para identificação dos profissionais, que já consolidaram seus serviços junto a sociedade.
O presidente Bartolomeu Pinto, conhecido por Bastos, ratificou com satisfação o compromisso da gestão Antonio José (PROS) desde o início com os trabalhadores.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Acidente de trânsito com vítima fatal é registrado em Sobral!


 
O registro foi registrado na noite desta quinta-feira, 07, na estrada que liga Sobral a cidade de Massapê, nas proximidades do Parque de Exposições de Sobral. Informações iniciais dão conta que a vítima conduzia sua motocicleta honda titan de cor preta, quando perdeu o controle da moto e veio a óbito. O sinistro aconteceu por volta das 22h. Em breve traremos mais informações.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

“PT fez o maior panelaço da história, ao colocar arroz, feijão e carne na mesa de quem não tinha o que comer”

acrisio-sena
Em pronunciamento feito hoje pela manhã na Câmara Municipal, o líder do PT, Acrísio Sena, defendeu o Partido dos Trabalhadores e criticou alguns panelaços registrados ontem durante a exibição do programa de TV da agremiação. “Há uma tentativa de criminalização e linchamento público do PT, mediante seleção de matérias, inclusive escondendo podres da oposição”, afirmou o vereador. E ressaltou: “o maior panelaço da história quem fez foi o PT, ao colocar arroz, feijão e carne na mesa de mais de 35 milhões de pessoas que não tinham o que comer neste país”.
Segundo o parlamentar, os que hoje querem “destruir o PT e colocá-lo na berlinda de uma crise econômica são os mesmos que representam grandes empresas e bancos, que tiveram 46% de aumento nos lucros mesmo numa conjuntura onde o PIB ficou próximo de zero”. Acrísio citou ainda que o PT trouxe à pauta política temas antes esquecidos, tais como direitos humanos, meio ambiente, diversidade sexual. “Os que bradam contra a corrupção são os mesmos que sonegam impostos e não toleram ver a ascensão social do filho do trabalhador”, disparou, trazendo dados que mostram que a participação da renda dos trabalhadores no PIB brasileiro saltou de 35%, em 2003, para 47% em 2013.
O petista condenou ainda o projeto das terceirizações e a reforma fiscal, explicando que PT e governo são instâncias diferentes. “Quem tem que pagar a conta da crise não são os trabalhadores. Por isso defendemos a taxação sobre grandes fortunas, remessa de lucros para o exterior e sobre o direito de herança”, explicou. Finalmente, Acrísio ressaltou a base social do PT, que é “sólida e que saberá reagir à perseguição”. “É preciso que se entenda que o ataque ao PT é um ataque a toda esquerda brasileira, promovido por uma direita raivosa e golpista”, sentenciou

Policia Civil indicia vereador do município de Granja por estelionato


O Delegado Regional da Polícia Civil, Herbert Ponte e Silva, indiciou o vereador e presidente do Partido Solidariedade de Granja, Raimundo Félix (SD), por estelionato. Ele é acusado de registrar loteamento não aprovado pelos órgãos competentes, e por praticar crime contra a administração pública. 

De acordo com a denúncia, um grupo de moradores e proprietários de imóveis do Loteamento Planalto do Sol, localizado no município de Granja, denunciou que teria sido enganado por uma pessoa que se dizia proprietária do terreno, no caso, o Vereador Raimundo Félix.

Segundo o Delegado, todos os moradores que compraram o lote, ao tentarem registrar o documento do loteamento no Cartório, foram avisados que o terreno pertencia ao Município de Granja, sendo totalmente proibida a venda ou negociação, já que ele estaria destinado às melhorias para o bairro, como por exemplo, a construção de praças e escolas.

Entre os moradores prejudicados, está o também Vereador Jarbas Júnior. De acordo com o seu relato, ele comprou o terreno porque Raimundo Félix afirmou que o mesmo ficava localizado em sua propriedade, no entanto, foi constato que ele estava em área da Prefeitura.

Jarbas Júnior, juntamente com as outras vítimas, recorreram ao Ministério Público e à Polícia Civil, na busca da responsabilização criminal do Vereador Raimundo Félix, assim como o ressarcimento ao erário público, afinal, para eles, o sonho da casa própria virou um pesadelo. 

Essa não é a primeira que o Vereador Raimundo Félix tem problemas com a justiça. Recentemente, a Juíza Cláudia Waleska Mattos Mascarenhas, da Comarca de Granja, condenou o Vereador a indenizar, por danos morais, a dona de casa Maria Félix de Oliveira, pelo uso indevido de seus documentos, para financiar um veículo para si próprio. 

O OUTRO LADO 
O portal Ceará News 7 tentou entrar em contato com o vereador, mas as ligações não foram atendidas até o final da tarde desta quarta-feira (6).

Fonte: Cearanews7

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Tremor de 2,9 na escala Richter é registrado na Serra da Meruoca

Moradores de Sobral puderam perceber a terra tremendo, na manhã desta terça-feira
Divulgação/LabSis/UFRN
Epicentro do tremor é identificado com a estrela vermelha no mapa. Os triângulos azuis simbolizam as estações sismográficas operando na região: Sobral (SBBR) e Morrinhos (NBMO)
Moradores das imediações da Serra da Meruoca, região norte do Estado, sentiram um tremor de terra, na manhã de terça-feira, 5, às 9h 11min. O sismo foi de magnitude 2,9 , considerado''muito pequeno'' na escala Richter, que vai até 10. O tremor foi registrado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN).

O único dano informado à Defesa Civil de Sobral foi uma queda de telhas em uma casa perto da área do epicentro do tremor. Porém, ninguém foi ferido.

A atividade sísmica na região da Serra da Meruoca, ocorre entre os municípios de Sobral, Alcântaras e Meruoca, sendo registrado desde janeiro de 2008. O maior tremor foi de 4,2, em maio de 2008, divulga o LabSis/UFRN.

TÍTULOS ELEITORAIS QUE DEVEM SER CANCELADOS NO CEARÁ

No Ceará, 68.671 eleitores terão seus títulos cancelados, porque não votaram nem justificaram a ausência nas últimas três eleições. O prazo para regularização dos títulos terminou nesta segunda-feira, 4/5, conforme previsto na Resolução TSE nº 23.419. Um total de 70.536 títulos estavam sujeitos ao cancelamento, no Ceará, e apenas 1.865 eleitores compareceram aos cartórios das zonas eleitorais, em todo o estado, para regularizar a sua situação. Em todo o país, o número de títulos cancelados deverá ser de 1.726.602. 
Segundo a Resolução 23.419 do TSE, o não comparecimento ao cartório eleitoral para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implica no cancelamento automático do título de eleitor, que será efetivado pela Justiça Eleitoral no período de 19 a 21 de maio.