sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Chove em 128 municípios cearenses


mapa
Choveu em 128 municípios cearenses nesta sexta-feira, segundo boletim divulgado pela Funceme. Confira as 10 maiores chuvas:
Paraipaba (Posto: Paraipaba) : 99.0 mm
Massapê (Posto: Massape) : 85.7 mm
Morada Nova (Posto: Fazenda Lacraia) : 83.6 mm
Ibicuitinga (Posto: Ibicuitinga) : 82.8 mm
Uruoca (Posto: Campanario) : 80.0 mm
Pereiro (Posto: Pereiro) : 80.0 mm
Bela Cruz (Posto: Bela Cruz) : 80.0 mm
Ibaretama (Posto: Ibaretama) : 77.0 mm
Novo Oriente (Posto: Novo Oriente) : 58.2 mm
Tauá (Posto: Santa Tereza) : 57.0 mm

INTELIGÊNCIA A SERVIÇO DO CRIME!


Nova modalidade que os bandidos estão usando para esconder drogas em pequena quantidade.

Bandidos botam terror no distrito de Tuína/Massapê(Ce)


Nossa equipe de reportagem recebeu uma denúncia de um leitor via whataspp, informando a violência na localidade de Tuína, cidade de Massapê. O internauta relata que dois bandidos praticaram um roubo a pessoa em plena praça pública. O crime aconteceu na noite de quarta-feira (18) às 23h30.


Confira a denúncia na íntegra:
"Foi no distrito de Tuína, dois elementos em uma moto parecida com uma biz de cor vermelha chegaram na pracinha e abordaram duas meninas com uma faca na presença de várias pessoas e levaram dois celulares, a população reagiu cerca de 7 motos foram atrás deles, mas não conseguiu pegar os indivíduos.O roubo aconteceu por volta das 20:30 da noite. Publique ai, pois a população de Tuna agradece´. A Polícia foi acionada, mas só pegou as informações com as vitimas."

Fonte: Sobral 24 horas c/ Vc Repórter

Policiais militares do RAIO tiram mais uma arma de fogo de circulação e recuperam moto roubada na cidade de Massape


Mais uma arma de fogo e retirada de circulação na cidade de Sobral pelos policiais do RAIO. Indivíduos roubaram uma motocicleta na cidade de Massapê e fugiram rumo a cidade de Sobral. Os policiais da cidade de Massapê realizaram a perseguição, mas já chegando em Sobral, os meliantes entraram em uma estrada carroçal e o militares na viatura não puderam mais seguir. O grupamento RAIO entrou em ação e conseguiu prender o indivíduo de nome Antônio Cássio Mesquita Oliveira, 21 anos, natural de Sobral. Com o acusado a polícia conseguiu apreender um revólver calibre 38 e a motocicleta tomada de assalto. Os policiais conduziram o acusado, a moto e a arma para Delegacia Regional de Polícia Civil para a realização dos procedimentos legais. O PMs que efetuaram a prisão do meliante foram: Cabo Fernando, Soldado Isaías, Soldado Barros, Soldado Dos Santos e Soldado F. Ygor. O crime aconteceu na noite de quinta-feira (19) por volta das 21h.

Fonte: Sobral 24 horas
Fotos Maxuel Freitas

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Últimas notícias: Secretaria de Agricultura e Pecuária de Sobral começa distribuição de sementes

A Secretaria de Agricultura e Pecuária de Sobral (Seagri) deu início, na última sexta-feira (13), ao processo de distribuição mais de 14 toneladas de sementes do Projeto Hora de Plantar. Inicialmente serão atendidos 530 agricultores familiares cadastrados pela Ematerce no Município. As principais sementes são: feijão, caupi e faseolo, milho, sorgo forrageiro e mamona. O fornecimento é uma ação conjunta da Seagri, Ematerce, e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Sobral.

O Projeto Hora de Plantar, do Governo do Estado do Ceará, distribui sementes e mudas e, ao final do plantio, os agricultores pagam a metade do valor das sementes que eles receberam. Já foram investidos, desde 2007, R$ 118 milhões e distribuídos 31 mil toneladas de sementes, atendendo em média 138 mil agricultores familiares por ano. Em 2015, o projeto Hora de Plantar está investindo mais de R$ 19 milhões, atendendo a mais de 132 mil agricultores familiares no Ceará. A previsão é distribuir mais de 3,5 mil toneladas de sementes e mudas.

Fonte: blog.sobral.ce.gov.br

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

TRAGÉDIA ACIDENTE ENTRE ÔNIBUS E CARRO EM VÁRZEA ALEGRE MATA CINCO



Na saída da Zona Urbana de Várzea Alegre, um ônibus da empresa Guanabara, com destino a Fortaleza, colidiu frontalmente com um automóvel Ônix preto em uma curva fechada, vitimando cinco pessoas.

Um acidente grave em Várzea Alegre, município da Região do Cariri distante 273 Km de Fortaleza, vitimou cinco pessoas na tarde desse domingo, dia 15. O ônibus da empresa Expresso Guanabara, com placa OSR 6278, que vinha de Juazeiro do Norte para Fortaleza, chocou lateralmente com o veículo, de cor preta, com placa de Juazeiro do Norte ORT 2866, que vinha desgovernado no sentido oposto e sobrou em uma curva fechada. No momento do acidente chovia muito e, devido a uma obra próximo ao local, a estrada estava coberta de areia. Os passageiros do ônibus ficaram com ferimentos leves. Todos os cinco passgeiros do automóvel faleceram.


De acordo com o delegado municipal de Várzea Alegre, Flávio Santos, até o momento só foi identificada uma das vítimas,  Cícera Lopes Vieira Pires, de 42 anos, natural de Juazeiro do Norte, através do documento de identidade encontrado em sua bolsa. A polícia aguarda a chegada de peritos para que as outras vítimas possam ser identificadas.

Já segundo o socorrista  Antônio Policarpio, que estava no ônibus da Guanabara, nenhum passageiro teve ferimentos graves.
A polícia informou que as vítimas que estariam no carro seriam três adultos (duas mulheres e um homem) e dois menores, um deles com apenas dois anos. Os nomes só serão divulgados quando confirmados pela família das vítimas, que já estão se encaminhando para a delegacia de Várzea Alegre.

Fonte:DN

TRINTA AÇUDES DO CEARÁ ESTÃO COM MENOS DE 1% DE ÁGUA

Dos 149 açudes monitorados no Ceará, 30 estão com volume abaixo de 1% da capacidade e outros 94 têm volume inferior a 30%. O dados são do Portal Hidrológico do Ceará e dos boletins da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Em setembro de 2014, eram 15 os reservatórios com volume menor que um 1%. As bacias hidrográficas em pior situação são Curu, Sertões de Crateús, Banabuiú e Baixo Jaguaribe.
Considerando a situação geral dos reservatórios, houve queda de 10 pontos percentuais no volume - passando de 29,64% em fevereiro do ano passado para os atuais 19,33%. Os dados foram coletados na última quinta-feira, 12. Para Hypérides Macêdo, especialista em Recursos Hídricos e ex-secretário Nacional do Ministério da Integração, a queda na reserva de água dos açudes cearenses corresponde ao “normal que acontece no período seco do ano de junho a janeiro. O problema maior é que a reposição em 2014 foi reduzida por conta da pouca chuva”, destaca.
A maior preocupação, segundo o secretário estadual de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, é que a água está concentrada em dois reservatórios (Castanhão e Orós). O gestor lembra que as bacias do Alto Jaguaribe, do Médio Jaguaribe e a Metropolitana acumulam - respectivamente - 38,99%, 21,92% e 20,63% do volume total de cada uma. É um contraste quando observadas a Bacia do Baixo Jaguaribe, que tem apenas 1,8% do seu volume total, ou a Bacia dos Sertões de Crateús - que tem somente 0,35%.
Açudes com volume inferior a 1%:
Broco: 0,44%
Faé: 0,60%
Forquilha II: 0%
Parambu: 0,99%
Pau preto: 0,99%
Trici: 0,22%
Várzea do boi: 0,52%
Jenipapeiro II: 0,75%
São Domingos II: 0,48%
Umari: 0,56%
Madeiro: 0,34%
Carmina: 0,48%
Várzea da volta: 0,4%
Desterro: 0%
Jerimum: 0,01%
Salão: 0,99%
São Domingos: 0%
São Mateus: 0,52%
Sousa: 0,06%
Tejuçuoca: 0,66%
Barra Velha: 0,98%
Barragem do Batalhão: 0%
Carnaubal: 0%
Colina: 0,98%
Cupim: 0,08%
Flor do Campo: 0,01%
Jaburu II: 0,07%
São José III: 0%
Sucesso: 0%
Santa Maria de Aracatiaçu: 0,76%


(O Povo)

A seca castiga...

As comportas do açude Araras, no norte do estado, serão fechadas para garantir o abastecimento de cidades do alto Acaraú até abril de 2016.
Por outro lado, cidades que estão ás margens do rio Aracaú deixarão de receber água do reservatório.é o caso de Sobral, maior cidade do norte cearense.

A decição foi tomada nessa quinta-feira, em reunião extraordinária do comitê da bacia do Acaraú, o fechamento das comportas do açude Araras será gradativo até o dia 31 de março, data em que o reservatório deixará de liberar água para as cidades que ficam ás margem do rio Acaraú.

A medida visa garantir o abastecimento de Vajorta e outras cinco localizadas no alto Acaraú até abril de 2016.
Além dessas, outras duas, no sertão cearense, passarão a ser abastecidas pelo Araras, um dos maiores açudes do estado . o problema é que os três anos de seca prolongada reduziram o volume de água a um nível preocupante.

O reservatório conta, hoje com menos de 9% da capacidade. parte dessa água será levada para as cidades de nova Russas e Crateús através de uma adutora emergencial. para garantir o sucesso da operação as comportas do reservatório serão fechadas e as cidades que ficam a jusante da barragem ficarão sem receber água do araras.

Gianni Lima (assessor da diretoria da Cogerh) falar sobre o assunto e explica que com abastecimento do jeito que é hoje, o açude não chegaria nem a junho.

A medida afeta diretamente os municípios de Morrinhos, Santana do Acaraú, Forquilha, Groaíras, Cariré e Sobral, Governo do estado e prefeituras terão menos de Cinquenta dias para buscarem soluções para o abastecimento.
Em Sobral, maior cidade do norte do Ceará, cerca de 20% da população será atingida pelo problema. O municípios está estudando a construção de uma adutora para levar água do rio Jaibaras até o rio Acaraú, onde hoje é feita a captação da água quem vem do Araras.

Nas demais cidades, poços profundos para retirar água do subsolo e carros pipas, se apresentam como principal alternativa do governo para garantir o abastecimento.

Via  Aracatiaçu em ação

Acidente de trânsito com vítima fatal na parede do açude de Jaibaras



A acidente foi registrado no domingo de carnaval, por volta das 20h10, sobre a parede do açude "Ayres de Souza", no distrito de Jaibaras. O sinistro envolveu uma Toyota hilux de core preta e placas HRJ-0939 (Massapê) e uma motocicleta honda titan preta de placa PMC-0437 (Sobral).
A jovem que estava na garupa da moto de nome Valclécia sofreu várias escoriações pelo corpo. Umaequipe do CSF do distrito esteve no local e prestou os primeiros socorros. O conduto da motocicleta foi conduzido ao hospital Santa Casa de Sobral, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu nas primeiras horas desta segunda-feira (16). A vítima foi identificada como Vanderlane Rocha Costa, 36 anos, residente no Setor III, Jaibaras, Sobral.

Fonte: Sobral 24 horas c/ informações Blog Paulo Aguiar

Policiais rodoviários estaduais conduzem várias motocicletas apreendidas para o DETRAN de Sobral


O registro foi feito na tarde do domingo de carnaval, por volta das 16h. Logo após uma blitz, vários carros e motos foram apreendidos e conduzido ao pátio do Detran Sobral.

Acidente de trânsito com vítima fatal é registrado na CE 153 que liga Sobral ao distrito de Jaibaras


Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado na noite deste domingo (15) na CE que liga Sobral ao distrito de Jaibaras. Informações iniciais dão conta de que uma ambulância do distrito de Aprazível conduzia uma vítima de acidente de Jaibara para Sobral, quando atropelou um pedestre (andarilho). A vítima faleceu no local, ela foi identificada como Francisco Reginaldo de Oliveira Nascimento, 34 anos. A perícia esteve no local do sinistro, realizou os trabalhos periciais e o corpo foi conduzido ao IML de Sobral.
Clique nas imagens para ampliá-las:

PM de Santana do Acaraú recupera motocicleta furtada


Policiais militares da cidade de Santana efetuaram a prisão em flagrante do indivíduo conhecido pela alcunha de "Azougue". O suspeito foi preso quando conduzia uma motocicleta furtada. O furto aconteceu na zona rural de Sobral, ela foi furtada no sábado (14). Os policiais conduziram o suspeito, a moto e a vítima para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Sobral, para a realização dos procedimentos legais. A prisão aconteceu na tarde deste domingo (15), por volta das 15h. O Subtenente Teixeira era o comandante da radiopatrulha.