sábado, 14 de fevereiro de 2015

Prefeitos cuidado! TCM assina acordo com Polícia Federal



tcm pf
O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) firmou acordo com o Departamento da Polícia Federal no Ceará (DPF), o que permitirá às duas instituições atuarem na prevenção e combate a superfaturamento e sobrepreço em licitações públicas, possíveis casos de corrupção e outros crimes relacionados. Nessas situações vão compartilhar informações e outros recursos.
Mediante acordo de cooperação técnica o DPF poderá realizar consultas e pesquisas na base de dados do Sistema de Informações Municipais (SIM) do TCM. Além disso, os servidores da Polícia Federal terão a possibilidade de participar de cursos, grupos de trabalho, encontros e seminários realizados pelo Tribunal.
Segundo o presidente da Corte, conselheiro Francisco Aguiar, “o TCM está disponibilizando todo o seu banco de dados para que a Polícia Federal possa, diante dessas informações, obter melhor compreensão da parte contábil e processamento das licitações no âmbito dos municípios. Por outro lado, o intercâmbio de tecnologia estabelecido na parceria intensificará a participação de ambos na atuação da fiscalização”, explicou.
Para o superintendente regional do DPF, Renato Casarini Muzy, o acordo, inicialmente, permitirá acesso direto ao banco de dados para investigar valores praticados em processos licitatórios dos municípios cearenses: “com o tempo nós poderemos aprimorar o acesso a essas informações, iremos obtê-las e tratá-las sob o viés da investigação criminal, no enfrentamento dos crimes contra administração, principalmente aqueles relacionados à lei de licitações”.
O acordo terá vigência de 24 meses, podendo ser prorrogado

Acidente deixa duas pessoas feridas, em Massapê

As vítimas foram socorridas ao hospital local.

Na manhã desta sexta-feira(13), por volta das 11 horas, ocorreu um acidente entre duas motocicletas no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Massapê.

Segundo informações, duas motocicletas se chocaram frontalmente deixando dois homens feridos. 

A primeira vítima foi identificada como Marcos Eugênio de Araújo, o mesmo é um funcionário da Coelce e sofreu uma pancada na cabeça. A segunda vítima foi identificada como Cleildison do Nascimento, 17 anos.

A polícia isolou o local até a chegada da perícia. As vítimas estavam conscientes e foram encaminhadas para um hospital local.


Curiosidade: sabia que se você não usar o pênis ele pode encolher até 2 centímetros


O pênis é algo que traz muito mais curiosidades que você possa imaginar.

instrumento usado por homens para urinar de pé, possui suas peculiaridades, que provavelmente nem o homem mais entendido do assunto sabia.

Veja abaixo alguns fatos curiosos sobre o membro masculino:

Se não for utilizado, o pênis pode encolher em até 2 centímetros;

Curiosidades sobre pênis desvendam mistérios e trazem novidades para quem deseja saber um pouco mais sobre o órgão genital masculino.

Os homens produzem cerca de um quarto de uma colher de chá cheia de sêmen a cada vez que atingem o ápice do prazer;

Uma colher de chá desse líquido contém sete calorias;

O maior pênis humano já registrado possuía 34 centímetros de comprimento;

Durante a relação íntima o membro masculino pode chegar a ter o formato de um bumerangue;

Fumar pode encurtar o pênis em até um centímetro;

Homens não são flexíveis o suficiente para se dar prazer;

O ápice do prazer é desencadeado pela medula espinal, não pelo cérebro.

O ápice do prazer masculino dura apenas 6 segundos, enquanto das mulheres dura, em média, 23 segundos.

Fonte: Metro

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Prefeito de Itapipoca esclarece caso do leite com validade vencida encontrado em escola


Este Blog reproduziu do Blog do jornalista Eliomar de Lima, do O POVO, e assim também reproduz a nota da Prefeitura de Itapipoca. É o caso do leite com validade vencida, que, por pouco, não era distribuído em escola desse município, segundo nota da Policia Civil.Confira:

"Sobre o post “Itapipoca vive novo caso de merenda escolar estragada” veiculada em seu respeitado Blog, esclareço que é mentirosa a denúncia dos vereadores de que leite vencido estaria sendo servido aos alunos da rede pública municipal.
Afirmo isso baseado nas informações verificadas pela equipe da Prefeitura e também no Boletim de Ocorrência n° 466-792/2015, registrado pelo Inspetor de Polícia Civil que compareceu à escola citada.
O referido policial declarou no B.O. que ele e “demais policiais foram com a diretora até a sala de almoxarifado, onde estavam guardadas as caixas de leite que foram servidas na merenda escolar da manhã, todas elas ainda com prazo de validade. Em seguida, o declarante e demais policiais, acompanhados da senhora diretora, se dirigiram até a cozinha e lá foram encontradas diversas caixas de 1 litro, da marca Elege integral, bem como várias caixas já derramadas [descartadas], todos com prazo de validade vencido”.
Acrescento que, para o município receber novas caixas de leite com validade, as caixas vazias com data vencida e o produto já descartado devem ser entregue à empresa fornecedora, fato identificado pelo Inspetor.
Desta forma, não há comprovada qualquer irregularidade nos fatos narrados pelos vereadores. Nunca foi servido aos alunos da rede pública municipal de Itapipoca qualquer tipo de alimento estragado ou fora da data de validade.
Repudio a atitude dos vereadores, que deturpam procedimentos legais e disseminam mentiras. Como fiscais do executivo, os parlamentares deveriam conhecerem melhor as leis e normas técnicas para bem desempenharem sua função pública".

Atenciosamente,

Dagmauro Sousa Moreira

Prefeito de Itapipoca.

Vereador de cidade cearense propõe poço profundo para instalar chuveiro durante o Carnaval


José Augusto GoesEm Apuiarés, cidade situada a 111 Km de Fortaleza, a falta de água não é diferente dos outros municípios do Ceará. O rio Curu, que abastecia a população, esta seco e o açude mais próximo  - fica em General Sampaio, esta com apenas 4% de sua capacidade, o que fez a Cagece, responsável pelo abastecimento, perfurar poços profundos à beira do rio para garantir o abastecimento.
Mesmo com a crise hídrica no município, o vereador José Augusto Barbosa Goes, irmão do prefeito, resolveu organizar a folia momina sem se preocupar com a falta de água, com a justificativa de que água de um poço profundo serviria para instalação de um chuveiro e garantiria o banho para os foliões. água do banho voltaria assim para o lençol freático.
Enquanto vários distritos são abastecidos com carro-pipa, o vereador José Augusto Goes propõe perfurar poço para instalar esse chuveiro a beira do rio seco. O que será que pensam sobre essa proposta a ANA (Agência Nacional de Águas) e a SOHIDRA (Superintendência de Obras Hidráulicas do Estado do Ceará)?
Por Fernando Quintela/Via Blog do Eliomar

Em 11 dias, prefeitura de Barroquinha arrecada 2 milhões de reais

A Prefeita de Barroquinha e os secretários municipais têm todos os motivos para estarem rindo a toa. É que mesmo se lamentando toda hora de que não tem dinheiro e que a arrecadação tá caindo, o município recebeu somente nos 11 primeiros dias de Fevereiro 2 milhões de reais de repasse do governo federal. Sem contar com os recursos da Fundação Nacional de Saúde, Programa Nacional de Alimentação Escolar e outros repasses, já entrou nos cofres da prefeitura o valor exato de R$ 1.895.493,18 (um milhão, oitocentos e noventa e cinco mil, quatrocentos e noventa e três reais e dezoito centavos) que somados a estas outras receitas supera os 2 milhões de reais. Com todo este dinheiro, espera-se que a administração lembre que a população necessita de serviços essenciais, que os alunos da rede pública merecem uma merenda de qualidade, que as unidades de saúde precisam de medicamentos para atender aos pacientes que delas precisem, entre outras necessidades e que o município tem obrigação de atender, afinal, como um velho ditado: a prefeitura tá com tanto dinheiro que tá saindo pelo ladrão. Os 2 milhões foram depositados através do banco do Brasil.
Barroquinha Agora

PT do B pede cassação do mandato de Cabo Sabino


O diretório estadual do PT do B, partido da base do governador Camilo Santana (PT), apresentou recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará(TRE-CE), contra a expedição do diploma do deputado federal Cabo Sabino (PR).
Segundo a Lei 4.737/1985 do Código Eleitoral, o Recurso de Contra Expedição de Diploma é o instrumento processual adequado para se questionar à diplomação de candidato eleito em razão de sua inelegibilidade.
O outro lado
Em conversa com a reportagem do Ceará News 7, o deputado Cabo Sabino afirma que tomou conhecimento da ação através do próprio portal, e que está tranquilo. “Sei que não devo nada ao Judiciário e ao Governo do Estado. Minha demissão foi meramente política, e me sinto inocentado através do julgamento da população que me elegeu parlamentar com 120.485 votos”, ressaltou Sabino.
Entenda o caso
No final do ano de 2011 e início de 2012, quando a Polícia Militar do Ceará paralisou as atividades, cabo Sabino ocupava o cargo de presidente da Associação dos Cabos e Soldados Militares do Ceará (ACSMCE), e ao lado do então presidente da Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Estado do Ceará (APROSPEC), capitão Wagner, e o presidente da Associação de Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (ASPRAMECE), representaram a categoria em uma reunião com o governador Cid Gomes.
No dia 22 de mail de 2013 foi publicada no Boletim de Comando Geral a demissão do militar, sob a alegativa de "participação ativa na reunião/assembleia e inequívoca demonstração de liderança do movimento, caracterizando tais atos, como contrários aos valores militares".
Com informações do Ceará News 7

SPRAY DE ESPUMA E MAQUIAGEM EXCESSIVA PODEM CAUSAR LESÕES NOS OLHOS


Produtos comuns no carnaval, o spray de espuma e a maquiagem podem ser um problema para a saúde dos olhos. Conselheiro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Marcus Sáfady alerta que as lesões causadas por spray de espuma podem comprometer a visão.
“Quando a espuma cai nos olhos, pode causar vermelhidão, sensação de areia nos olhos, dor e todo tipo de reação alérgica”, explica o médico. Caso isso aconteça, o primeiro passo, segundo ele, é lavar a área afetada com água corrente e, se não melhorar, procurar um médico. Sáfady desaconselha a automedicação, pois existe o risco de complicar ainda mais a situação.
A carioca Larissa Ribeiro, 28 anos, precisou de atendimento de emergência depois de ser atingida por spray em um bloco de rua, na capital fluminense. “Uso lentes de contanto, então foi pior ainda. Minha vista ficou totalmente irritada e não conseguia enxergar direito. Detesto esses sprays, deviam ser proibidos”, comentou.
O Projeto de Lei 4.476/12, que propunha a proibição da venda do produto, foi arquivado no dia 31 de janeiro deste ano, pois o Artigo 105 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados determina que ao fim de cada legislatura sejam arquivadas as propostas que estavam em tramitação.
A maquiagem excessiva é outro problema comum no carnaval, de acordo com o médico. “É preciso cuidado ao usar sombras com purpurina ou glitter, pois caso caia na vista, o material pode arranhar a córnea ou se alojar na pálpebra, causando irritação”, explica.
O oftalmologista adverte que o lápis de pintura também pode ser um vilão para os olhos. “Na parte interior das pálpebras, onde é utilizado, ficam as glândulas de meibômio, responsáveis pela secreção de material gorduroso que ajuda na composição da lágrima. A obstrução dessas glândulas aumenta o risco de inflamação e infecção local, podendo causar terçol”, explica Marcus Sáfady, lembrando que a remoção da maquiagem antes de dormir é fundamental para retirar quaisquer resíduos prejudiciais à visão.
Fonte: Agência Brasil

MARTINÓPOLE: TJ RECONDUZ RÓGILA FERNANDES A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA


A Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Desembargadora Iracema do Vale, deferiu na tarde quinta-feira (12) o pedido formulado por Rógila Fernandes, vereadora eleita Presidente da Mesa da Câmara de Martinópole no dia 01 de janeiro de 2015, reconduzindo-a ao cargo após a referida eleição ter sido suspensa pela Juíza de Martinópole Cláudia Waleska. 
Na decisão, a Presidente do TJ/CE entendeu que houve interferência indevida da Juíza nos assuntos do Poder Legislativo. É que a ex-Presidente Bruna Roriz havia suspendido a eleição e fechado o prédio da Câmara Municipal impedindo que os vereadores adentrassem ao recinto. Na decisão o órgão maior da Justiça Estadual entendeu que é válida a norma constante no Regimento Interno que determinava que a eleição fosse realizada no primeiro dia do ano, bem como havendo impedimento injustificado de acesso ao prédio da Câmara, a sessão pudesse se realizar do lado de fora desde que houvesse maioria absoluta dos membros. E foi exatamente isso que aconteceu. Os 05 vereadores de oposição, representando a maioria absoluta, realizaram a sessão que elegeu Rógila Fernandes como Presidente da Mesa Diretora.

 (Via Camocim Online)

Fim do mundo em Sobral! Gangueiros arrancam cabeça de cadáver em cemitério


Nossa equipe de reportagem foi informada de uma ocorrência inusitada na cidade de Sobral. Durante o sepultamento do indivíduo de nome Isael Gomes de Holanda, vários indivíduos (gangue da PU) violaram um túmulo de uma pessoa que fazia parte de outra gangue, e arrancaram a cabeça do cadáver. Informações dão conta que os suspeitos queriam levar o corpo do indivíduo de alcunha "Bel", e jogar na rua Vicência Vieira, bairro Terrenos Novos. Os indivíduos não conseguiram concretizar o ato diabólico, pois o funcionário do cemitério viu e chamou a polícia. O fato foi registrado na tarde de ontem (11), por volta das 17h.

Fonte: Sobral 24 horas c/ Vc Repórte

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

36 MUNICÍPIOS DO CEARÁ PASSAM POR RACIONAMENTO


Image-0-Artigo-1796326-1
Na cidade de Uruoca, moradores fazem filas com baldes e latas para conseguir água. Há também reservatórios de concreto espalhados pelas ruas
A escassez de água para o consumo das famílias do Interior do Ceará, que já é grave em áreas rurais, agora afeta de forma mais intensa os centros urbanos. No momento, 36 cidades enfrentam racionamento e enormes dificuldades para assegurar o abastecimento. Os açudes secaram e a vazão de poços vem caindo rapidamente. O quadro é mais grave na região dos Inhamuns e nos sertões de Crateús, mas afeta todo o Estado.
Sem chuva, a crise de desabastecimento tende a se agravar. Caso não ocorra pluviometria intensa para a recarga de reservatórios, na atual quadra chuvosa, adutoras emergenciais de engate rápido correm o risco de logo serem desativadas por falta de água. Os sertanejos têm cada vez mais dificuldade de acesso à água e, nas cidades afetadas com racionamento, uma cena é diária: filas de moradores com baldes à espera do líquido.
Conforme a Cagece, 36 cidades enfrentam racionamento de água - Apuiarés, Ararendá, Baixio, Campos Sales, Capistrano, Caridade, Catunda, Coreaú, Crateús, Farias Brito, Graça, Hidrolândia, Ipaumirim, Iracema, Itatira, Jaguaretama, Martinópole, Moraújo, Mucambo, Mulungu, Novo Oriente, Pacoti, Pacujá, Palmácia, Paracuru, Parambu, Pentecoste, Pereiro, Quiterianópolis, São Luís do Curu, Senador Sá, Tamboril, Tejuçuoca, Trairi, Umari e Uruoca.
A situação mais grave ocorre em 13 centros urbanos - Uruoca, Senador Sá, Itatira, São Luís do Curu, Trairi, Palmácia, Catunda, Novo Oriente, Quiterianópolis, Jaguaretama, Crateús, Apuiarés e Tejuçuoca.
Em setembro de 2014, eram 24 cidades em racionamento. Cinco meses depois, é provável que esse número volte a aumentar por causa da perda elevada do nível dos reservatórios. A Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús é a que está com situação mais grave, acumulando apenas 0,35%.
"Aqui, não temos racionamento, enfrentamos um colapso no sistema de abastecimento", afirmou o presidente da Câmara de Vereadores de Uruoca,Orlando Lima Fernandes.
Há 60 dias, a Cagece não fornece água tratada para a população de Uruoca, conforme o vereador. Os moradores fazem a captação de água em chafariz em uma praça no Centro da cidade. Há também reservatórios de concreto (manilhas) espalhados pelas ruas que são abastecidos por carros-pipa. O Açude Angico, que abastece quatro cidades - Coreaú, Moraujo, Uruoca e Senador Sá- está com menos de 4%.
Um poço profundo faz o bombeamento para uma caixa elevada no período da noite, e a população retira a água ao longo do dia em baldes, latas e tambores. A alternativa seria a instalação de uma adutora de montagem rápida no Açude Tucunduba, que tem 21% de sua capacidade, na Bacia do Coreaú, e a perfuração de mais poços profundos.
A cidade de Senador Sá, na mesma região, também enfrenta colapso, e a Prefeitura solicitou da Secretaria de Recursos Hídricos a perfuração de dez poços profundos em área urbana.
Via; Diário do Nordest

Pensamento do Dia

​”As pessoas são assim. Aparecem quando elas precisam de você e somem ​quando você precisa delas”.​

Cid Gomes e Xuxa vão trabalhar juntos pela educação infantil

Ministro da Educação, Cid Gomes, esteve nesta quarta-feira (11) com a apresentadora Xuxa Meneghel. Na pauta, os materiais para o ensino infantil que a eterna 'Rainha dos Baixinhos' tem produzido através de sua Fundação.

Xuxa se comprometeu com Cid a ajudar, inclusive com a cessão de sua imagem para ajudar na difusão de dois importantes projetos tocados pelo MEC: o Mais Creche e o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

MOISES BRAZ (PT) PRESIDIRÁ A COMISSÃO DE AGROPECUÁRIA NA ASSEMBLÉIA LEGILATIVA DO ESTADO DO CEARA


Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará elegeram, no fim da manhã desta quarta-feira (11/0), a composição das comissões técnicas da Casa para a 29° Legislatura. Para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação foi eleito o deputado Antônio Granja (PROS) como presidente. O vice é o deputado Welington Landim (PROS). São membros os deputados José Sarto (PROS), Mirian Sobreira (PROS), Evandro Leitão (PDT), Roberto Mesquita (PV), Júlio César Filho (PTN), Carlomano Marques (PMDB) e Audic Mota (PMDB).
A Comissão de Agropecuária terá o deputado Moisés Braz (PT) como presidente e o deputado Carlos Matos (PSDB) como vice. Os membros são os deputados Roberto Mesquita, Leonardo Pinheiro (PSD) e Roberto Monteiro (PROS).
O deputado Bruno Gonçalves (PEN) vai presidir a Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços. O vice é o deputado Roberto Mesquita. São membros do Colegiado os deputados Gony Arruda (PSD), Augusta Brito (PCdoB) e Walter Cavalcante (PMDB).
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido terá como presidente a deputada Dra. Silvana (PMDB). O vice será o deputado Roberto Mesquita e serão membros os deputados Antônio Granja, Augusta Brito e Zé Ailton (PP).
Como presidente da Comissão de Defesa Social, foi eleito o deputado Roberto Mesquita. Na disputa com Capitão Wagner (PR), o deputado Evandro Leitão ganhou a vice-presidência. O deputado do PR vai compor a comissão, juntamente com Jeová Mota (PROS) e Júlio César Filho.
Já o deputado Zé Ailton ganhou a presidência da Comissão de Direitos Humanos. O parlamentar concorreu com o deputado Renato Roseno (PSOL). Com a vice-presidência ficou o deputado Moisés Braz. O Colegiado terá ainda como membros os deputados Leonardo Pinheiro, Júlio César Filho e Renato Roseno.
O deputado Agenor Neto (PMDB) foi eleito como presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, cuja vice-presidência ficará com o deputado Antônio Granja. Os demais membros do colegiado são os parlamentares Professor Teodoro (PSD), Gony Arruda e Júlio César Filho.
Já a Comissão de Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano ficará sob a presidência do deputado Heitor Férrer (PDT), tendo o deputado Robério Monteiro (PROS) como vice. Também compõem a Comissão os deputados Jeová Mota, Bruno Pedrosa (PSC) e Audic Mota.
A presidência da Comissão da Infância e da Adolescência será exercida pela deputada Bethrose (PRP), com a deputada Augusta Brito como vice. Os parlamentares Laís Nunes (PROS), Evandro Leitão e Renato Roseno também integram o colegiado.
O deputado Bruno Pedrosa foi escolhido para presidir a Comissão da Juventude, tendo a deputada Fernanda Pessoa (PR) como vice-presidente. Os demais membros são os deputados Tomaz Holanda (PPS), Bruno Gonçalves e Professor Teodoro

GOVERNADOR APROVA AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO PARA PROFESSORES

O governador Camilo Santana recebeu na tarde desta terça-feira (10), no Palácio da Abolição, a diretoria da Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais do Ceará (APEOC), para discutir alguns temas referentes à educação e profissionais do magistério. Entre os pontos levados pela entidade estavam a aplicação do reajuste do piso salarial e garantia do auxílio-alimentação para os professores temporários.


Após a reunião, que durou mais de quatro horas, Camilo aprovou o auxílio-alimentação para mais de quatro mil profissionais temporários do Estado. O projeto de lei deverá ser encaminhado ainda este mês para a Assembleia. O profissional será contemplado mensalmente com uma quantia de R$ 258,50, o que acarretará investimento de R$ 10 milhões/ano para o Estado.

PREFEITA DE COREAÚ SANCIONARÁ LEI DE TRINTA HORAS PARA ENFERMEIROS


Mostrando compromisso com os que lhe ajudam a melhorar, no dia a dia, o bem estar do povo de Coreaú, a prefeita Érika Frota Cristino sancionará a lei de autoria do Executivo já aprovada pela Câmara Municipal, que estabelece em 30hs a carga horária para os enfermeiros no município. Com essa iniciativa, Coreaú adentra no rol dos pouquíssimos municípios no Brasil em que a enfermagem obteve essa conquista, mostrando a preocupação e zelo que a gestão tem para com os profissionais da Saúde.



“Esses profissionais, assim como os técnicos e auxiliares tem uma importância ímpar no funcionamento da nossa estrutura de saúde. O trabalho é árduo e há ainda uma necessidade de tempo para que eles possam estudar e se qualificar. No fim, tenho certeza, que ganhamos todos. Eles mais motivados trabalharão melhor, a população receberá melhor atendimento, e a prefeita fica feliz de ver as coisas acontecendo como devem ser” enfatizou Erika Cristino.  

SAIBA MAIS
A luta pelas 30h na enfermagem é uma reivindicação que está sendo trabalhada em todo o país pela categoria. No Congresso Nacional já são 12 anos de tramitação da PL 2295/2000, também conhecida como PL 30h.


(Com Informações Blog Sobral em Revista)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DEFINE COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES TÉCNICAS


Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará reunidos, na manhã desta quarta-feira (11/2), definiram a composição de sete das 18 comissões técnicas da Casa para a 29ª Legislatura. Para a Comissão de Ciência e Tecnologia e Educação Superior, a presidência ficou com o deputado Dr. Carlos Felipe (PCdoB) e a vice com o deputado Agenor Neto (PMDB). Os demais membros são os parlamentares Odilon Aguiar (PROS), Tomaz Holanda (PPS) e Naumi Amorim (PSL).
A Comissão de Cultura e Esportes terá o deputado Gony Arruda (PSD) como presidente e o deputado Evandro Leitão (PDT) como vice. Os parlamentares Elmano de Feitas (PT), Walter Cavalcante (PMDB) e Bruno Pedrosa (PSC) também integram o colegiado.
A deputada Laís Nunes (PROS) vai presidir a Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca. O vice-presidente é o deputado Júlio César Filho (PTN). Os demais membros são Odilon Aguiar, Roberto Mesquita (PV) e Agenor Neto.
Já a Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação elegeu como presidente o deputado Júlio César Filho. A vice-presidência ficou com o deputado Robério Monteiro (PROS). Também compõem a Comissão os parlamentares Antônio Granja (PROS), José Sarto (PROS), Elmano de Freitas, Evandro Leitão, Roberto Mesquita (PV), Walter Cavalcante (PMDB) e Zé Ailton Brasil (PP).
A Comissão de Fiscalização e Controle definiu como presidente e vice-presidente os deputados Jeová Mota (PROS) e Bruno Gonçalves (PEN), respectivamente. Os outros membros são os deputados Robério Monteiro, Laís Nunes, Moisés Braz (PT), Bruno Pedrosa (PSC), Júlio César Filho, Audic Mota (PMDB) e Carlos Matos (PSDB).
Já o deputado Odilon Aguiar foi escolhido como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, com a vice-presidência sendo ocupada pela deputada Laís Nunes. Os deputados Fernando Hugo (SD), Heitor Férrer (PDT), Leonardo Pinheiro (PSD), Ely Aguiar (PSDC) e Walter Cavalcante também integram o colegiado.
A presidência da Comissão de Educação ficará com o deputado José Sarto (PROS), com o deputado Elmano de Freitas como vice. Os demais membros são Professor Teodoro (PSD), Mirian Sobreira (PROS), Roberto Mesquita, Augusta Brito (PCdoB) e Dra. Silvana (PMDB).

As demais comissões técnicas da Assembleia terão seus membros eleitos durante a ordem do dia desta quarta-feira, realizada após o primeiro expediente da sessão plenária

Crime bárbaro é registrado na cidade de Senador Sá

A cidade de Senador Sá é novamente palco de um crime brutal, um crime hediondo.
Desta vez a vítima da barbárie foi o jovem Delcarlos Ximendes Batista, morto a facadas e pancadas de pau.
Há pouco tempo esta cidade tornou-se famosa por ser uma das mais calmas do país através de reportagens exibidas em redes nacionais e regionais. Em pouco tempo Senador Sá passou do Céu para um inferno de crimes, como assaltos, assassinatos violentos e outros mais.
Segundo informações nos repassadas, durante o domingo, 08, Delcarlos estava bebendo na churrascaria "Boi na Brasa", sendo que momentos depois saiu em sua moto acompanhado de uma pessoa rumo a uma estrada carroçável, local onde foi cruelmente assassinado.
                               Vítma

Conforme informações, o principal suspeito deste crime é uma pessoa que atende por nome Danisleu (usuário de drogas), o qual se encontra foragido. No local ficaram marcas do pé do assassino e também folhas sujas de sangue que provavelmente o meliante tenha se limpado. Todas as informações já estão com a Polícia Civil, órgão competente para iniciar as investigações.

Com informações do Uruoca de Prima

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

LÍDERES NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Os partidos estão se unindo em blocos para escolher seus líderes. Em outras situações o partido tem seu próprio líder, em alguns casos o parlamentar é líder dele mesmo.
O líder do governo é o deputado Evandro Leitão, escolha pessoal do governador Camilo Santana e abonada pelo deputado Zezinho Albuquerque,que quebrou as dificuldades já que Evandro resistiu no começo a aceitar a tarefa por se considerar muito jovem no parlamento.
O PMDB, segunda maior bancada, vai ter como líder o deputado  Audic Mota(PMDB) deputado de primeiro mandato, mas já tendo atuado como vereador. Ele deve permanecer por dois anos e em seguida ceder o lugar para o deputado Agenor Neto, em rodízio.
O PR decidiu ter como líder o deputado capitão Wagner, uma voz que chega a Assembleia carregado por quase 200 mil eleitores.
O deputado Roberto Mesquita(PV) vai ser o líder de um bloco de nove partidos, tendo peso político na Assembleia como porta voz do DEM, PV, PSDC, PTN, PRP, PSC, PHS, PRB, e SD. O maior bloco da Assembleia, formado pelo PROS, PT, PC do B e PSD com 18 deputados ainda não tem um líder. O nome será definido através do voto.
Renato Roseno(PROS), Thomas Holanda(PPS) e Carlos Matos(PSDB) serão líderes deles mesmos. 


(Via Blog do Roberto Moreira)

A CIDADE DE CRATEÚS ESTÁ NA IMINÊNCIA DE UM COLAPSO DE ÁGUA

A Prefeitura colocou reservatórios plásticos nos bairros para funcionarem como uma espécie de chafariz 
A crise hídrica que afeta vários municípios do Interior do Ceará vem se agravando nesta cidade, na região dos Sertões de Crateús, uma das mais afetadas com a seca no Estado. A população enfrenta rodízio de dois dias sem água. Há risco de colapso para os próximos dias, caso a obra da adutora do Açude Araras, no município de Varjota, distante 150km, não seja concluída. A obra está atrasada e deveria ter sido concluída em dezembro passado.
Em um esforço contra o tempo, um conjunto de ações de iniciativa da Prefeitura está em andamento para reduzir o impacto do desabastecimento: perfuração emergencial de cinco poços profundos na área urbana, instalação de dessalinizadores e de reservatórios plásticos nos bairros para funcionar como chafarizes, reativação de antigos cacimbões e ampliação do número de caminhões pipa.
O Município está na iminência de colapso no sistema de abastecimento d'água. A população local vive a expectativa de transferência de água do Açude Araras. O funcionamento da adutora está previsto para o próximo dia 20. Além de Crateús, a obra vai beneficiar a cidade de Novas Russas.
A obra de transferência de água é apontada como a salvação do abastecimento da Cidade. "A nossa luta é diária para fornecer água para a população e vivemos a expectativa do teste da adutora previsto para a próxima sexta-feira, dia 13", disse o secretário de Recursos Hídricos, Carlos Alves Bezerra. "A população tem compreendido a situação e nos apoiado. Alguns cederam cacimbões para abastecer os caminhões pipa".
A escassez de água em Crateús agravou-se nos últimos três meses. O escritório local da Cagece implantou, no mês passado, um rodízio com fornecimento de água em um dia e dois sem abastecimento. Os moradores dos bairros nas áreas elevadas são os mais afetados. "Está um sufoco e às vezes a gente passa três dias sem ter água", contou a dona de casa, Maria Oliveira. "O nosso temor é a situação piorar". O açude Carnaubal e a Barragem do Batalhão que abasteciam a área urbana secaram. "Nos últimos dias foram perfurados poços rasos no leito desses reservatórios em um esforço para manter parcialmente o abastecimento", disse o chefe de Gabinete da Prefeitura, Vanderlei Marques.
"O município comprou uma máquina perfuratriz e solicitamos outra da Sohidra para perfuração de mais poços profundos na sede urbana".
Outra ação, de acordo com Marques, foi a colocação de dezenas de reservatórios em pontos estratégicos nos bairros da Cidade. Essas caixas são abastecidas por caminhões pipa. A população faz filas e leva a água em baldes para casa. A antiga cena de latas de água na cabeça agora é rotina nas ruas da periferia e das regiões elevadas. Dois dessalinizadores e três antigos chafarizes foram reativados. Aguardar um pouco de água nas torneiras, encher baldes e tambores são práticas diárias agora de boa parte dos moradores, além da preocupação com a escassez. A secretaria de Saúde coletou água de poços e fez análise para verificar a qualidade da água para o consumo. Quando é imprópria, a população é comunicada e o uso pode ser direcionado para os serviços de limpeza. "Estamos fazendo todas as ações possíveis", diz o prefeito, Mauro Soares.
Colapso
Nos anos de 1980 e 1981, Crateús assistiu ao colapso no abastecimento e uma das alternativas encontradas na época foi o transporte de água em vagões de trem a partir da cidade de Sobral. "Era uma situação difícil, os açudes secaram e o jeito foi trazer água de longe. Quando o trem chegava formavam-se longas filas de pessoas desesperadas por água. Os caminhões pipa retiravam a água dos vagões e distribuíam na zona rural", contou o agrônomo Antonio Pereira de Souza, que trabalhava no Projeto Sertanejo e estava cedido à Ematerce, na época.

Fonte: Diário do Nordeste

CARRO DA CÂMARA MUNICIPAL DE FRECHEIRINHA É FLAGRADO...

Nossa equipe de reportagem recebeu uma foto do carro da Câmara Municipal da cidade de Frecheirinha, estacionado no estacionamento (subsolo) do North Shopping Sobral. A foto foi registrada na noite que foi realizado o evento "Bloco dos Sujos" (sábado - dia 07/02/15, por volta das 21h). Informações apontam que o carro ficou bastante tempo no estacionamento.

Estão brincando com o dinheiro público na cidade de Sobral


Nossa equipe de reportagem foi informada de que um veículo VW Gol de placas OSN+9657, de propriedade da câmara municipal de Sobral foi destruído em um acidente de trânsito na cidade de Sobral. Informações de testemunhas apontam que no momento do acidente, o veículo estava ocupado com pessoas embriagadas. O sinistro aconteceu nas proximidades do antigo restaurante o "Louro", na noite do dia 07/02. Houve apenas danos materiais. Tomamos conhecimento que o veículo fica à disposição do vereador Galdêncio.

Em tempo

Assim é de lascar! Utilizar o carro "do povo" para curtir e ainda com pessoas embriagadas. Pelo amor de Deus! Na atual conjuntura ainda existe situação de desmando desse tipo. Vamos apelar ao MP (Ministério Público), para que tome as medidas cabíveis, pois o dinheiro é do povo.

Fonte: Sobral 24 horas
Fotos vereador Gilmar Bastos