sábado, 7 de fevereiro de 2015

Jovem cearense cria tanque para reaproveitar até 200 litros de água da máquina de lavar

Estudante de arquitetura, Lanna Ribeiro desenvolveu e montou o projeto sozinha, ao custo de cerca R$ 100 e com isso é possível economizar até 200 litros de água por cada lavagem
Economizar água sempre foi uma preocupação mundial, mas devido a crise hídrica que afeta o Brasil, o assunto tem se tornado mais frequente.

O desperdício de água causado devido às atividades domésticas é um problema corriqueiro e foi pensando nisso que a estudante de arquitetura Lanna Ribeiro, 28 anos, desenvolveu um método para reutilizar a água da máquina de lavar. Agora para realizar atividades como lavar a garagem, o banheiro e limpar vidros, ela não usa água limpa, mas sim água reaproveitada.

A ideia, surgiu da curiosidade que a arquiteta tinha em saber quantos litros de água a máquina desperdiçava. Começou utilizando baldes para armazenar o líquido e percebeu que o método deveria ser aprimorado. Assim, passou a pesquisar sobre reservatórios e desenvolveu o seu, com direito a vedação e torneira.

Após concluir o projeto, Lanna tirou fotos e descreveu o passo-a-passo (ver infográfico no final) em uma rede social. Publicada em 28 de janeiro, a postagem alcançou mais de 12 mil curtidas e58 mil compartilhamentos. A estudante recebeu vários elogios e mensagens apoiando a ideia.

Durante uma lavagem de roupas usando uma máquina de lavaré possível consumir até 200 litros de água. Toda essa quantidade é armazenada por Lanna Ribeiro para ser utilizada quando necessário. “Algumas pessoas tentam reutilizar a água mas não têm o recipiente ideal. Por exemplo, se você usar um balde tem que despejar a água logo, já no tanque não tem essa necessidade, você utiliza apenas a quantidade que precisa”, detalha a inventora.

Para criar o reservatório, Lanna comprou um tanque, levou-o a uma marcenaria para fazer os furos do tamanho exato e em seguida montou-o. O valor investido foi cerca de R$ 100. Após ver o resultado, o marido de Lanna ficou surpreso com a proatividade da esposa e a incentivou a prosseguir com suas invenções. Por isso, a estudante resolveu reunir em uma fanpage todas as suas invenções, destacando a criatividade que todo cearense tem.

“Eu compartilhei com os meus amigos para ajudá-los, não imaginava que tantas pessoas iriam gostar. Recebi muito apoio, por isso resolvi continuar postando novidades, dessa vez no Desenrrolados SA, como todo cearense é”, brinca. Atualmente, Lanna gasta cerca de 100 litros de água por dia, quantidade recomendada pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Eu fiquei muito feliz quando soube disso e só de pensar que eu não estou usando água limpa para fazer serviços domésticos já é uma alívio muito grande. Se todos pensassem assim, a situação seria diferente”, propõe.

Polícia alerta para golpe que bloqueia sinal de alarme de carro em Fortaleza


Ladrões usam aparelho que bloqueia frequência do alarme.
Polícia orienta que motoristas chequem se as portas foram travadas.
A Polícia Civil alerta os motoristas para terem cuidado na hora de acionar o alarme do carro. Segundo o órgão, bandidos estão usando um equipamento que bloqueia o sinal do alarme. Com isso, o carro fica destravado e o motorista não percebe.

Imagens de uma câmera de segurança de um shopping no bairro José Walter flagraram o golpe. Dois homens aparecem conversando, em direção ao estacionamento. Em seguida, um deles vai até o carro e abre a porta sem dificuldades. De acordo com a polícia, quando o dono do veículo voltou, não encontrou os pertences dentro do carro.

O furto foi registrado no 8° Distrito Policial, no bairro . A Polícia desconfia que os bandidos usaram um equipamento que desativa os alarmes de segurança. O aparelho, popularmente conhecido como "Chapolin", altera a frequência do alarme do veículo.

"A função dele é embaralhar o sinal de frequência do controle remoto dos veículos. Quando você aciona e o bandido aciona o dele, ele embaralha o sinal e o controle remoto não entende que é para baixar as travas. Você vai fazer os seus afazeres, pensando que o carro está fechado, mas quando volta, muitas vezes, ele vai estar mais lá", afirma o policial Valdízio Jr.

A polícia recomenda que, além de usar o alarme, o motorista comprove que as portas fecharam mesmo. Aldizio ainda orienta fechar os carros na chave. "Existem aparelhos que não só embaralham, mas também copiam a codificação do controle", diz.

Fonte: Globo.com

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

ODORICO OCUPA TRIBUNA E REAFIRMA LUTA PELO FORTALECIMENTO DO SUS


Após 25 anos de trabalho no executivo, onde foi secretário de saúde de quatro cidades cearenses e secretário estratégico do Ministério da Saúde, o médico e pesquisador da Fiocruz, Odorico Monteiro, fez sua estreia na Câmara dos Deputados.
Em pronunciamento no plenário, Odorico reafirmou, nesta quarta-eira, seu compromisso de vida pela melhoria da saúde pública. O parlamentar agradeceu os 121.640 votos espalhados pelo Ceará e defendeu o fortalecimento do SUS e seus servidores, além de prometer uma luta incessante pelo financiamento estável do Sistema.
“O Brasil é o único País do mundo com mais de 100 milhões de habitantes, que possui um sistema universal de saúde. Avançamos, mas ainda temos que lutar pela melhoria do Sistema e na consolidação da ideia que trata saúde não só como ausência de doença, mas também como qualidade de vida”, destacou em sua fala Odorico Monteiro.
(Blog do Eliomar de Lima / Foto – Agência Câmara)

GUIMARÃES: “A PARTIR DE HOJE, NÃO SE LEVA MAIS DESAFORO PARA CASA”

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Eunício Oliveira quer reforma política e critica criação de novos partidos: “Isso é uma prostituição da política brasileira”

CategoriasPolítica
  •  
  •  
  •  Enviar para o Kindle
Eunício rádio
Reconduzido ao posto de líder do PMDB, em decisão unânime na última sexta-feira, 30, o senador Eunício Oliveira seguirá pelos próximos dois anos à frente da maior bancada partidária do Senado Federal. O peemedebista participou no início da tarde desta segunda-feira, 02, do Programa Repórter Ceará, da Rádio Campo Maior AM 840.
Além de destacar as bandeiras que o PMDB defenderá nesta legislatura, o entrevistado se manifestou quanto ao cancelamento da Refinaria Premium II, que seria construída no Ceará e relembrando a última campanha eleitoral, na qual concorreu ao governo do Estado:“De maneira alguma eu me sinto derrotado. Eu me sinto vitorioso. Uma eleição que foi para o segundo turno por apenas 59 mil votos [...] Agora enganaram a população com essa história da Refinaria”, disse o parlamentar ao criticar o fato do projeto ter sido utilizado na campanha de seu adversário.
“Vocês não sabem o tamanho da indignação que este senador está com esse engodo. Esconderam da bancada o que ia acontecer nessa questão da refinaria de petróleo no Ceará. Sou Senador e líder com espaço para discutir aqui e esconderam da bancada. Agora querem discutir. Querem reunir a bancada para discutir. Discutir o quê? Algo que eles já enterraram?”, disse Eunício referindo-se à reunião da bancada federal cearense que ocorre na tarde desta segunda-feira em Brasília, sob a coordenação do deputado Antonio Balhmann (PROS), que tem como objetivo discutir  quais providências serão tomadas diante do cancelamento da refinaria.
Além de criticar o cancelamento do projeto, Eunício defendeu que a bancada se mova para garantir a continuidade da Transposição do Rio São Francisco: “A transposição era para ter sido entregue em 2013, passou para 2014, passou para 2015, passou para 2016 e, da forma como ela está sendo conduzida, se a gente não fizer uma ação muito forte da bancada… E o cearense pode saber que eu estou aqui dedicado da mesma forma, agora com muito mais força dadas pelas urnas”.
Líder do bloco da maioria no Senado, Eunício afirmou que sua sigla não será conivente com o aumento de impostos e comemorou as vitórias do partido na presidência do Senado e da Câmara: “Não vamos aceitar aumento de carga tributária. Vamos discutir também com muito cuidado essa questão dos direitos trabalhistas que querem tirar. Vamos debater isso. Não vai ser uma coisa fácil de acontecer no Congresso Nacional. Então, os que imaginavam que iam destruir o PMDB foram derrotados ontem, tanto na Câmara, quanto no Senado”.
Uma das bandeiras que devem ser levantadas pelo PMDB, segundo Eunício, é a reforma política. O entrevistado criticou a criação de novos partidos: “Isso é uma prostituição da política brasileira, essa criação desenfreada de partidos para que políticos fiquem saltando de partido. Aqui está falando quem tem quarenta anos de vida vinculada a um partido, que é o PMDB. Esses que ficam de trampolim, isso é apenas para oportunismo político. Sou totalmente contra. Sou a favor do financiamento público de campanha. Se houvesse financiamento público de campanha não estávamos aí com esse escândalo da Petrobras que está destruindo a maior empresa brasileira. O PMDB tem essa postura, vai defender a reforma política. Nós temos que fazer a reforma, temos que fazer o pacto federativo, temos que fazer uma reforma tributária e não contem com o PMDB nessa reforma tributária para fazer aumento de impostos”.
Indagado sobre o fato de ter movido outras duas ações contra o governador Camilo Santana (PT) e a vice-governadora Izolda Cela (PROS) solicitando, a impugnação dos mandatos dos dois, o senador afirmou: “Não é choro de perdedor. Até porque o povo do Ceará na sua generosidade me entregou nas mãos o mandato de Senador por oito anos. Eu terei mais quatro anos de mandato e antes de ontem o meu partido, os 19 senadores, me reconduziram para que eu me tornasse o líder da sigla por mais dois anos de mandato, com a sucessão da presidência do Senado, num acordo partidário”.
2016
Em decorrência da votação que obteve na capital do Estado no último pleito, Eunício não descartou a possibilidade de ser candidato a prefeito, mas afirmou achar cedo para discutir o assunto: “É muito cedo agora. Vamos tratar de ajudar os cearenses. Temos vários enfrentamentos a fazer antes de chegarem as eleições. 2016 vem aí, obviamente que o PMDB vai se movimentar para ter candidatura e manter a aliança que foi construída no Ceará em vários municípios”, finalizou.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Moisés Braz é o primeiro trabalhador rural empossado como deputado na Assembleia


posse 3
A Assembleia Legislativa do Ceará realizou neste domingo, 1º de fevereiro, a solenidade de posse dos deputados estaduais para a legislatura 2015-2018. O evento, que contou com a presença do governador Camilo Santana e elegeu a nova Mesa Diretora da Casa, marcou a posse do primeiro trabalhador rural como deputado estadual no Parlamento Cearense.
Maior liderança sindical rural do estado, Moisés Braz Ricardo chegou ao legislativo após conquistar 75.027 votos em todos os municípios cearenses nas eleições de outubro do ano passado. Ele foi o deputado mais bem votado do Partido dos Trabalhadores, o 5º da coligação e o 10º colocado entre os 46 parlamentares da Casa.
“Nosso mandato é fruto de uma construção política que nasceu no movimento sindical rural cearense, representante de mais de 700 mil trabalhadores filiados aos 183 sindicatos rurais do Estado e também recebeu apoio do movimento sindical urbano, principalmente da Região Metropolitana de Fortaleza. Na Assembleia, vamos defender os trabalhadores, o PT e os governos Camilo Santana e Dilma Rousseff”, afirmou o novo deputado, que agradeceu ao apoio de companheiros do movimento sindical, como a Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE), e os sindicatos dos Metalúrgicos, Comerciários e Bancários, além de entidades e organizações da sociedade civil.
Moisés Braz Ricardo nasceu em 5 de setembro de 1963 no município de Massapê, Ceará, filho de Pedro Alcântara Ricardo e Maria Aparecida Braz Ricardo. Trabalhador rural, ainda jovem iniciou sua militância na Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP) e Movimento de Educação de Base (MEB). Presidiu o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Massapê, entre 1990 e 1993, e foi coordenador regional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Ceará (Fetraece), de 1993 a 1996. Exerceu ainda o cargo de vice-presidente do STTR de Massapê em 1998, antes de assumir a Secretaria de Finanças da Fetraece, de 2001 a 2005, entidade para a qual acabou sendo eleito presidente por duas gestões (2005-2009 e 2010-2013) e posteriormente vice-presidente. Fundou e presidiu ainda o PT de Massapê.
Entre as bandeiras a serem defendidas por Moisés na Assembleia estão o fortalecimento cada vez maior da Agricultura Familiar com assistência técnica, terra, água, crédito e inclusão socioeconômica de jovens, mulheres e da terceira idade; a Reforma Agrária; a luta do movimento sindical de trabalhadores rurais e urbanos e o diálogo das Organizações da Sociedade Civil Organizada (ONGs) com os Poderes Públicos Federal, Estadual e Municipais com vistas à construção e implementação das Políticas Públicas

MASSAPÊ EM FESTA COM VITÓRIA DE ZEZINHO ALBUQUERQUE NA AL/CE


A comitiva de Massapê, terra natal do Presidente Zezinho Albuquerque (PROS) marcou presença em grande quantidade.

Compartilhando com todos os municípios cearenses, seu mandato e sua eleição mais uma vez a Mesa Diretora, o deputado Zezinho Albuquerque (Pros) fez emocionada referência ao seu pai, o ex-deputado Chagas Albuquerque, todos seus familiares, aos seus amigos Cid e Ciro Gomes e em especial ao seu povo de Massapê. 

Na condição de militante político e de parlamentar da Casa há 24 anos, Zezinho fez um registro especial “a dois grandes homens públicos com quem teve a honra de trabalhar em defesa do Estado: o ministro e ex-governador Cid Gomes, e o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes”.
Agradecimento a família e ao povo de Massapê
"Agradeço à minha família pelo sólido apoio, que me dá a força necessária para superar obstáculos e cumprir esta missão, que Deus e os colegas deputados me confiam.
Dirijo este agradecimento de forma especial ao meu querido pai, Chagas Albuquerque, minha referência na vida pública que, assim como eu, também teve a honra de representar os cearenses nesta Casa.  A cada um dos cearenses que em mim confiaram seus votos nas últimas eleições, dirijo um afetuoso agradecimento por me permitirem representá-los nesta Casa pela sétima vez.
No entanto, todos os conterrâneos povoam meus pensamentos e minhas ações à frente da Assembleia, casa de todo o povo cearense. Isso me norteará no exercício desta Presidência.
Um obrigado, de coração, ao querido povo de minha terra natal, o município de Massapê."

CAMILO SANTANA APRESENTA AÇÕES PARA O ANO E ANUNCIA NOVAS SECRETARIAS


O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), conduziu, na manhã desta segunda-feira (2/2), a instalação da primeira sessão da 29ª Legislatura, em solenidade no Plenário 13 de Maio, que contou com a presença do governador Camilo Santana.
No Plenário, Zezinho Albuquerque passou a palavra ao governador, para a mensagem do Executivo, quando Camilo Santana anunciou a criação da Secretaria de Políticas sobre Drogas e a extinção da Secretaria de Eventos. Adiantou ainda que a “luta pela refinaria vai continuar ainda com mais empenho e dedicação”.
O chefe do Executivo informou também a transformação do Conselho de Políticas e Gestão (Conpam) do Meio Ambiente em Secretaria do Meio Ambiente e a criação do um grupo especial de servidores para estudar as várias ferramentas hoje existentes na área de tecnologia da informação para redução de custos, melhoria da eficiência e maior transparência. O governador disse que irá comandar o Executivo “comprometido com a otimização dos recursos públicos”.
Camilo Santana salientou que seu Plano de Governo foi “construído de forma democrática, em diálogo com a população, através de debate qualificado com segmentos da sociedade”. Segundo o governador, ele é estruturado em sete eixos de atuação, conhecidos como Sete Cearás. O documento prioriza saúde, educação, segurança, água, energia e infraestrutura para o desenvolvimento, trabalho, renda e agricultura, conforme salientou. “Este ano será desafiador para todos os cearenses, por conta dos prognósticos da Funceme”, assinalou, prometendo realizar campanha que desperte a população para o uso responsável da água.
Na área de segurança, Camilo informou que será implementado o programa Ceará Pacífico, com a participação de mais delegacias 24 horas, reorganização do Ronda do Quarteirão, novo sistema de promoção dos policiais e um novo regime de trabalho, além de um programa de qualificação.
O governador disse também reconhecer os avanços na área do ensino público e pretende continuar avançando. “Educação e trabalho são os meios para superar as desigualdades sociais”. Na saúde, assegurou a adoção de medidas que promovam o ganho em eficiência e a redução de desperdício. Adiantou ainda a disposição de destinar 1,5% do orçamento para a área cultural do Estado.
A mensagem fez uma avaliação das realizações da gestão passada. Camilo Santana explicou que, apesar do baixo crescimento do Produto Interno Bruto do País, de 0,15%, a expansão do PIB do Ceará, no ano passado, foi de 4% e hoje representa 2% do PIB do Brasil. Conforme salientou, é o 13º do ranking nacional, mas apenas o 23º se considerado o PIB per capita.
Ao destacar as ações do Governo em 2014, Camilo citou a construção da Arena Castelão, que foi uma das sedes da Copa do Mundo, a realização do encontro de cúpula do Brics (que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a ampliação do terminal de cargas do Porto do Pecém, a implantação do Centro de Convenções do Cariri, a conclusão do trecho cinco do Eixo de Integração açude Gavião – Pecém, a construção de 378km de adutoras, UPAs, policlínicas, centros odontológicos e hospitais regionais, entre outras.

No encerramento da solenidade, o presidente Zezinho Albuquerque acompanhou o Governador ao Palácio da Abolição e convidou os parlamentares a retribuirem a visita.

O Secretário Mauro Filho diz ter sido ameaçado de morte!

O secretário acredita que as ameaças tenham partido de empresários
O Secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Benevides Filho, informou que algumas indústrias de confecção, que estão sob investigação de sonegação fiscal, fizeram ameaças de morte contra ele. 

Na última quinta-feira (29), o Tribunal de Justiça do Ceará revogou sete de nove liminares que as empresas em questão tinham para continuarem funcionando.

Em entrevista ao jornalista Edison Silva, Mauro Filho informou que mantém uma luta judicial para derrubar as liminares de funcionamento das empresas.

Com a decisão do Tribunal de Justiça, cassando a liminar de funcionamento, as ameaças teriam aumentado. 

O Tribunal de Justiça ainda solicitou que uma investigação fosse aberta, para descobrir quem são os proprietários das empresas registradas em nome de “laranjas”. 

A assessoria do secretário confirma as ameaças e diz que uma nota sobre o assunto será emitida.

Fonte: Cnews

O deputado Zezinho Albuquerque (Pros) é reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Ceará


Eleição da nova Mesa Diretora da AL-CE foi realizada neste domingo (1ª).
Zezinho Albuquerque foi reconduzido à presidência por mais um biênio.
O deputado estadual Zezinho Albuquerque (Pros) foi reeleito presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará para o biênio 2015/2016. A votação da nova Mesa Diretora foi realizada neste domingo (1°) após a sessão preparatória de posse dos 46 deputados estaduais eleitos em outubro de 2014 no Plenário 13 de Maio. O governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, participaram da solenidade.

A chapa única foi eleita por 42 votos a favor e quatro contra. A nova composição da Mesa Diretora agrupa parlamentares reeleitos e novatos, além de integrantes das bancadas de situação e de oposição na Casa. Além de Zezinho Albuquerque (Pros), compõem a nova Mesa Diretora: Tin Gomes (PHS), como 1º vice-presidente; Daniel Oliveira (PMDB), 2º vice-presidente; Sérgio Aguiar (Pros), 1º secretário; Manoel Duca (Pros), 2º secretário; João Jaime (DEM), 3º secretário; Joaquim Noronha (PP), 4º secretário; Ely Aguiar (PSDC), Aderlânia Noronha (SD) e Robério Monteiro (Pros), suplentes.

A composição da Mesa Diretora contempla três blocos partidários e o PMDB. Um dos blocos constituídos, formado por Pros, PT, PCdoB e PSD, que conta com 18 deputados. Na sequência, o bloco PV- PSDC- PTN-PRP-PSC-PHS-PRB-SD-DEM, que reúne dez membros. PDT, PP, PSL e PEN estão na terceira colocação, com sete parlamentares, seguidos pela bancada do PMDB, com seis deputados. Os partidos do PR, PSDB, PPS e Psol não possuem componente na direção da Casa.

Zezinho Albuquerque foi eleito, pela primeira vez, presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2013-2014. O deputado estadual também já ocupou os cargos de 1º secretário, 2º vice-presidente, 3º secretário e 2º secretário e participou de diversas comissões técnicas como a de Constituição, Justiça e Redação; Orçamento, Finanças e Tributação; Trabalho, Administração e Serviço Público; e Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semi-Árido.

29ª Legislatura
Após a eleição da chapa única, o presidente da AL convocou os demais membros para compor a Mesa e instalou a 29ª legislatura da Casa. Foram empossados os suplentes que vão exercer os mandatos no lugar de Ivo Gomes (Pros), secretário de Cidades, David Durand (PRB), secretário dos Esportes, e Osmar Baquit (PSD), secretário da Pesca.

No lugar dos secretários estaduais, foram empossados Leonardo Pinheiro (PSD), Professor Teodoro (PSD) e Fernando Hugo (SD). Mirian Sobreira (Pros), convocada para a pasta de Política sobre Drogas, só poderá se licenciar quando o governador Camilo Santana enviar à Casa a reforma administrativa criando a secretaria. No lugar dela, assumirá Rachel Marques (PT).

Primeira sessão

Nesta segunda-feira (2), às 10h, será realizada Sessão Solene de Instalação da Primeira Sessão da 29ª Legislatura. O governador Camilo Santana estará presente para ler a mensagem governamental com as ações que pretende realizar em 2015. Na terça-feira (3), será realizada a primeira sessão ordinária.

Fonte: G1 C

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Guimarães discute com ministro desvio da BR-402 em Itapipoca

foto guimarães com ministro transportes
O grande fluxo de carros e a circulação de veículos pesados, em Itapipoca, no Norte Cearense, a 130 quilômetros de Fortaleza, tem provocado acidentes e prejudicado o comércio local. O motivo dos transtornos é a BR-402, que atravessa o município.
Para tentar resolver o problema, diante da proposta de um desvio da rodovia, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) esteve reunido com o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, nessa sexta-feira (30), que apreciou requerimento do prefeito de Itapipoca, Dagmauro Moreira (PT), e encomendou um estudo técnico sobre o problema.
(Foto: Divulgação

DEFINIDA CHAPA QUE CONCORRERÁ À MESA DIRETORA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


O deputado estadual Zezinho Albuquerque (Pros) lidera a chapa que concorrerá à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará, em eleição marcada para este domingo (01/02), a partir das 10 horas.
A chapa tem a seguinte composição: Presidente – Zezinho Albuquerque (Pros); 1º vice-presidente – Tin Gomes (PHS); 2º vice-presidente – Danniel Oliveira (PMDB); 1º secretário – Sérgio Aguiar (Pros); 2º secretário – Manoel Duca (Pros); 3º secretário – João Jaime (DEM); 4º secretário – Joaquim Noronha (PP); suplentes – Ely Aguiar (PSDC), Aderlânia Noronha (SD) e Robério Monteiro (Pros).
A composição da chapa foi feita levando em consideração a proporcionalidade partidária da Casa, contemplando três blocos partidários e o PMDB. Um dos blocos constituídos, formado por Pros, PT, PCdoB e PSD, conta com 18 deputados. Na sequência, o bloco PV-PSDC-PTN-PRP-PSC-PHS-PRB-SD-DEM reúne dez membros. PDT, PP, PSL e PEN estão na terceira colocação, com sete parlamentares, seguidos pela bancada do PMDB (seis).
Os demais partidos que elegeram deputados estaduais são os seguintes: PR, PSDB, PPS e PSOL.

A posse dos 46 deputados estaduais eleitos em 2014 será realizada na mesma data.

Guarany de Sobral sofre goleada do Ceará

Alvinegro de Porangabuçu marca 4 a 0 no Guarany de Sobral e carimba passaporte para a próxima fase do Campeonato Cearense. Guarasol continua com sete pontos
Dividindo espaço no bairro Benfica, em Fortaleza, com o Pré-Carnaval, o Ceará saiu do jogo contra o Guarany de Sobral como protagonista: classificado de forma antecipada para a segunda fase do estadual. Wescley, Magno Alves e Assisinho foram os donos do espetáculo. O Vovô goleou Cacique do Vale, por 4 a 0, na noite deste sábado, e assegurou a liderança do Grupo A2, com 15 pontos. O derrotado da noite ocupa a vice-liderança, com sete pontos. 

Na primeira etapa, o Ceará foi letal e fez o primeiro com Wescley, que teve boa atuação. Magno Alves bem que tentou, mas errou finalizações e esbarrou nas boas defesas de Eliardo. Na segunda etapa, o Magnata desperdiçou um pênalti, mas, dois minutos depois, se redimiu. Quando a partida parecia estar definida, Assisinho brilhou, marcando duas vezes. São seis gols em seis jogos na temporada.

O Ceará somente volta a campo pelo estadual no próximo sábado, contra o Guarani de Juazeiro, no Domingão, em Horizonte, às 16 horas (da Capital cearense), pela oitava rodada do certame. Antes, duela com o rival Fortaleza na primeira rodada da Copa do Nordeste, na quarta-feira, às 21h20, na Arena Castelão. O Guarany de Sobral encontra o Leão do Mercado na quarta-feira, no Inaldão, pela sétima rodada, às 20h20.

Não tem para ninguém: Assisinho brilha

Precisando da vitória para a classificação antecipada, o Ceará tomou o domínio das ações desde o início. Wescley, que apresentou boa atuação nesta noite, balançou as redes aos 17 minutos. A bola desviou em Zé Augusto e traiu Eliardo. O goleiro do Guarany de Sobral evitou um placar mais amplo em tentativas de Magno Alves e de Wescley. Apostando em contra-ataques, o Cacique do Vale por pouco não surpreendeu aos 42, quando a zaga alvinegra cochilou, mas a bola subiu demais. 

O Guarany voltou do intervalo dando mais trabalho, arriscando mais, embora sem precisão. Mas, quando Tiago Cametá invadiu a área e foi derrubado, o Ceará viu a chance perfeita para fazer o segundo e ficar mais tranquilo. Na cobrança, Magno Alves teve a festa estragada por Eliardo, que defendeu a cobrança no meio do gol. O atacante alvinegro, dois minutos depois, descontou, finalmente desbancando o goleiro adversário. Eduardo e Marciel bem que foram acionados no ataque do Cacique, mas não conseguiram diminuir. Nos momentos finais, o futebol de Assisinho deslanchou. O atacante fez dois seguidos e segue como artilheiro da competição.

Fonte: Globoesporte.com

1915, a grande seca. 2015 será a próxima grande seca?

A escritora Rachel de Queiroz retratou com muita fidelidade o desastre que se abateu sobre os cearenses há 100 anos. Quem poderia imaginar que um século depois estaríamos vivendo as mesmas angústias, incertezas, transtornos e prejuízos pela falta de chuva em nosso semiárido? A própria escritora, se viva ainda fosse, certamente, como nós, estaria estarrecida diante do quadro que se desenha.
De Canindé a Parambu, de Acopiara a Pacajus, região do Vale do Curu, nas serras da Ibiapaba e de Baturité, e assim, podemos dizer em todos os quadrantes do estado nossas reservas hídricas são precárias. Açude de Banabuiú, 7% de sua capacidade; Fogareiro, em Quixeramobim, 4%; Cedro, em Quixadá, praticamente seco; açude de Pentecoste, 3%; açude Castanhão, o nosso maior reservatório, 25%; para ficarmos só nesses.

Os prejuízos já se dão em larga escala em todos os setores da economia. Os efeitos da longa estiagem causaram impactos negativos, por exemplo,na piscicultura do Estado, com a diminuição de 16,6% da produção em 2014, se comparada ao ano de 2013. As informações foram coletadas pela Secretaria de Pesca e Aquicultura de Nova Jaguaribara junto ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

O drama do setor de piscicultura só não é maior porque o maior produtor de tilápia do Ceará, o açude Castanhão, fechou o ano com aumento de 25% na sua produção apenas no segundo semestre, em comparação com o primeiro deste mesmo ano.

Diante da gravidade da situação, os governadores do Nordeste, sobretudo os dos estados que serão beneficiados com a transposição do São Francisco, já deveriam estar, não a pedir, mas a exigir a conclusão imediata das obras (regime de urgência urgentíssima). O canal, em construção arrastada poderia, aqui no Ceará, abastecer o Castanhão e termos a garantia de água para o consumo de Fortaleza e as outras cidades através dos carros-pipa, enquanto são concluídas as obras do cinturão das águas.

Esta, a meu ver, é reivindicação muito mais fundamental para o Nordeste que a volta da CPMF. Esta é a pressão a ser feita por governadores e bancada federal do Nordeste junto ao Palácio do Planalto. As coisas para o Nordeste só andam, historicamente, na base da pressão.

Cirilo Pimenta
opiniao@opovo.com.br
Prefeito de Quixeramobim
Foto ilustrativa