quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Camilo e equipe de transição participam de reuniões com mais três secretarias

Camilo
A equipe de transição comandada pelo governador eleito Camilo Santana se reuniu nesta terça-feira (25/11), no Palácio da Abolição, com técnicos das secretárias da Saúde (Sesa), da Justiça e Cidadania (Sejus) e da Pesca e Aquicultura (SPA). Os encontros contaram com a participação da vice-governadora Izolda Cela, do deputado Mauro Filho, do secretário-adjunto da Seplag, Carlos Eduardo Sobreira, e do coordenador do Plano de Governo, Eudoro Santana, além dos secretários Ciro Gomes (Saúde), Mariana Lobo (Justiça) e Francisco Sales de Oliveira (Pesca).
No total, 14 reuniões com secretarias e órgãos vinculados foram realizadas até o momento pela equipe de transição. No primeiro encontro do dia, os técnicos da Secretária da Saúde apresentaram as ações da pasta em 2014 e fizeram um balanço dos atendimentos em todo o Ceará. O secretário Ciro Gomes citou que a construção dos hospitais regionais foi uma questão fundamental para melhorar a área da saúde no interior do estado.
O governador eleito Camilo Santana reiterou a importância da construção do hospital regional de Maracanaú e de novas Policlínicas e Unidades da Pronto Atendimento (UPAs) em todo o Ceará. “São ações que vão ampliar o sistema de saúde e proporcionar mais qualidade de atendimento aos cearenses”, disse Camilo.
No segundo encontro do dia, a secretária Mariana Lobo apresentou à equipe de transição a situação dos presídios cearenses e os programas de inclusão social para presos. Outros eixos de atuação da Sejus, como os serviços de cidadania referentes à emissão de documentos, também foram apresentados pela equipe da Secretaria da Justiça e Cidadania. “O Estado praticamente dobrou o número de vagas, mas essa é uma área em que ainda há muitos desafios”, citou a vice-governadora Izolda Cela, que integra a equipe de transição.
O secretário da Pesca e Aquicultura, Francisco Sales de Oliveira, abriu no fim da tarde a terceira reunião do dia. Ele apresentou, entre outros assuntos da pasta, projetos voltados para as comunidades de baixa renda do interior.
Nesta quarta-feira (26) serão realizadas mais reuniões entre a equipe de transição e as secretarias estaduais.

Moisés Braz e o compromisso com a Agricultura Familiar


Agricultura
O deputado estadual eleito Moisés Braz participou na manhã desta terça, 25 de novembro, de um café da manhã com dirigentes e técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado e da Ematerce. Ao lado do titular da pasta, Nelson Martins, do adjunto Antônio Amorim e do secretário-executivo, Wilson Brandão, Moisés agradeceu o apoio à sua candidatura e reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e da assistência técnica em seu futuro mandato na Assembleia Legislativa.
O secretário Nelson Martins disse ter certeza de que Moisés, “pela experiência que tem no meio rural com embates enfrentados e pelo compromisso com o setor, vai tirar de letra na Assembleia e ser um grande parlamentar”. Por sua vez, Amorim colocou a importância da assistência técnica, tema tratado pelo pessoal da ATER com o então candidato. “O Camilo prometeu o concurso da Ematerce. Ele tem vontade, vai fazer e você terá o desafio de defender essas questões diante dos vários interesses envolvidos”, afirmou ao colocar os desafios da regularização e da modernização da Agricultura Familiar no Estado.
Em seu discurso, Moisés disse que já esteve com o governador eleito, de quem cobrou a a reestruturação e o concurso público da Ematerce. Ele aproveitou para defender a sua principal plataforma de campanha, que é a construção de um sistema de organização da produção da agricultura familiar. “Esse sistema tem que garantir terra, água energia, assistência técnica, investimentos na produção, na pesquisa e na comercialização, preservando o meio ambiente e acabando paulatinamente com o uso do agrotóxico no meio rural”, explicou.
Segundo Moisés, o seu mandato irá buscar o fortalecimento das cadeias para melhorar a qualidade de vida no meio rural cearense. Para isso, o deputado deverá visitar todas as coordenadorias da SDA, para que possa se apropriar com maior profundidade das questões relativas a cada setor. “Tenho consciência de que temos de avançar na agricultura, não só familiar, mas também no agronegócio. Não podemos mais plantar só na área de sequeiro ou quando chove”. Nesse sentido, destacou a importância da ampliação da perfuração de poços e do estímulo à agricultura irrigada. Por fim, Moisés colocou que o seu mandato terá o papel de ajudar na interlocução do governo com os movimentos sociais, sindicais e também com as instâncias governamentais.
Durante a confraternização, Moisés recebeu o material ABC da Agricultura com Baixa Emissão de Carbono, com noções sobre revitalização de solos, recuperação de mataa ciliares, biodigestor e integração de pecuária e lavoura. “Queremos ter um defensor desse plano na Assembleia”, disse um técnico na secretaria.